ABTA defende separar regras para distribuição e produção

Em exposição realizada durante a reunião mensal do Conselho de Comunicação Social para dar continuidade à discussão do Marco Regulatório do setor de comunicações, o diretor executivo da ABTA, Alexandre Annenberg, voltou a defender que a definição do novo marco regulatório traga a separação clara entre os três segmentos que compõem a cadeia de valor do setor: programação, distribuição e rede. Annenberg destacou os interesses temáticos de cada um dos setores para demonstrar a necessidade desta separação. Deste modo, os produtores de conteúdo devem se preocupar com assuntos como a Lei de Imprensa, legislação de direitos autorais, liberdade de expressão, diversidade de fontes de informação, preservação da identidade e cultura nacional, estímulo às produções independentes e fomento às produções locais e regionais. Já os transportadores de conteúdo devem se preocupar com temas como qualidade da transmissão, interconexão de redes, tratamento isonômico de seus clientes, capilarização da infra-estrutura e atendimento a normas de planejamento urbano. E finalmente, os prestadores de serviço devem se preocupar com as leis de proteção aos direitos do consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, restrições em relação à distribuição de conteúdo ilegal ou danoso, questões relativas à publicidade, ao patrocínio, à exclusividade e qualidade do serviço.
Vale lembrar que o modelo proposto por Annenberg é teórico. No Brasil, não existe separação entre rede e serviços em nenhum meio, e os distribuidores (inclusive operadores de TV por assinatura) têm obrigações inclusive em relação ao conteúdo.

Os problemas

Notícias relacionadas

Annenberg lembrou que esta separação resolveria alguns problemas importantes, como o do capital estrangeiro: ?faz sentido que este construtor da infra-estrutura precise ser brasileiro nato? Não vejo porque ficarmos preocupados com a presença do capital estrangeiro no setor de transporte do conteúdo. As nossas ferrovias foram construídas com capital estrangeiro e tiveram grande utilidade para o desenvolvimento do país". Segundo o diretor da ABTA, os problemas que não podem ser resolvidos agora, como é o caso do pleito das concessionárias de telefonia, especificamente a Telemar e a Telefônica, que desejam operar no mercado de televisão por assinatura, decorrem da necessidade deste ajuste. Em função desta pendência, Annenberg lembrou a necessidade de melhorar o marco regulatório para o setor de televisão por assinatura como um todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!