Cisco, Facebook e Oi: capacidade total no WiFi 6 é indispensável no Brasil

Para empresas como Cisco, Facebook e Oi, toda a capacidade de 1.200 MHz na faixa de 6 GHz no Brasil deverá ser destinada ao uso não licenciado, o que inclui aplicações como WiFi 6E. Durante evento online promovido pelo Facebook Connectivity nesta terça-feira, 30, representantes das empresas defenderam que o País siga a tendência de uso de outros mercados como Estados Unidos e Coreia do Sul não só para harmonização, mas para complementaridade do 5G.

Segundo o diretor de políticas públicas e relações governamentais da Cisco Brasil, Giuseppe Marrara, não se trata de um confronto entre 5G e WiFi 6. "São tecnologias complementares, a partir da mesma base", diz, citando casos de uso indoor para o espectro não licenciado como exemplo dessa relação de simbiose. 

Por isso mesmo, argumenta Marrara, haverá redução no custo por bits, já que o Wi-Fi será ainda mais utilizado para descarregar o tráfego da rede móvel (offload). "Hoje, 51% de todo o tráfego das redes 4G já escoam dessa forma. No 5G, o descarregamento da rede móvel poderá chegar a 70% de todo o tráfego." Assim, o representante da Cisco afirma: "Os 1.200 MHz são absolutamente indispensáveis". 

Notícias relacionadas

Economia digital

Diretor de wireless do Facebook Reality Labs, Bruno Cendon destaca que aplicações como realidade aumentada e virtual só serão possíveis com a largura de banda proporcionada pelas novas formas de conexão. No caso do Wi-Fi 6, com canais de 80 a 160 MHz na faixa de 6 GHz. "Os primeiros países a terem uma regulação pronta vão ter vantagem competitiva", destacou. "E o Brasil vai estar na linha de frente." 

O papel de empresas de tecnologia como o próprio Facebook nessas discussões regulatórias mostra o que a conectividade é chave para a economia digital. O consultor de espectro da camara-e.net, que representa as Big Techs, Amadeu Castro, colocou que há interesse "entre diversos membros" da entidade para a implantação da faixa de 6 GHz no uso não licenciado em ambientes indoor. "Empresas como a Apple e Amazon são exemplos", cita, chamando atenção também para a necessidade de canais com maior largura de faixa e baixo consumo de energia para aparelhos. 

Operadoras

A Oi tem uma situação diferente de outras teles. Ao mesmo tempo em que ela considera participar do leilão de 5G (e já iniciou um piloto em 2,1 GHz em Brasília), a empresa vislumbra a venda da unidade de celular, a Oi Móvel – para o consórcio da Claro, TIM e Vivo -, o que deve ocorrer até o final de 2021. O diretor de assuntos regulatórios e institucionais da operadora, Carlos Eduardo Medeiros, diz que o posicionamento da empresa é de dedicar o espectro para o Wi-Fi. "Para manter o cliente de fato com a experiência do 5G, a plenitude seria com o [complemento do] Wi-Fi."

O conselheiro da Anatel Moisés Moreira afirmou que a agência está atenta à demanda pela capacidade total de 1.200 MHz na faixa. "Sabemos que vocês têm interesse. É um assunto que ainda será debatido no Conselho, com muita responsabilidade e atenção. Vocês terão o retorno necessário, tenho certeza disso", afirmou. 

De acordo com Moreira, a área técnica está analisando as contribuições da consulta pública sobre o novo Regulamento de Uso de Espectro (RUE) e elabora uma análise de impacto regulatório para submissão ao Conselho. Vale notar que já houve uma AIR em 2019, o que acabou subsidiando a decisão do colegiado de dedicar os 1.200 MHz para a faixa na resolução 726, publicada em maio deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!