Publicidade
Início Newsletter China diz que acusações dos EUA contra Huawei no Brasil têm viés...

China diz que acusações dos EUA contra Huawei no Brasil têm viés apenas político

Em pronunciamento divulgado na noite desta terça-feira, 20, a embaixada da China no Brasil diz que as declarações dos Estados Unidos sobre o governo e as empresas chinesas, em especial sobre a Huawei, têm como objetivo real interesses políticos de onde os americanos buscam tirar proveito, além de atrapalhar a cooperação internacional sino-brasileira.

No posicionamento, a embaixada reitera que a China busca construir um novo modelo de relações internacionais centradas na cooperação de benefícios compartilhados e jamais interferiu nos assuntos internos e políticas externas de outros países. “A China desenvolve sempre parcerias com os outros países, incluindo o Brasil, com base em respeito mútuo, igualdade, benefício recíproco, abertura e transparência. O objetivo dessas parcerias é promover o progresso comum, em vez de visar ou excluir terceiros”, diz o documento.

A embaixada da China diz que as declarações dos Estados Unidos sobre a Huawei são “mentirosas” e representam ataques difamatórios. “Os EUA têm utilizado o poder de estado para impedir as operações legítimas das empresas chinesas de alta tecnologia, abusando no pretexto de segurança nacional. Além disso, têm obrigado os outros países a adotar políticas discriminatórias e excludentes que miram empresas chinesas como a Huawei”, diz o documento.

Notícias relacionadas

A justificativa é que postura dos Estados Unidos seria uma prática que não condiz com a defesa da chamada equidade e liberdade. “É um típico padrão duplo que viola tanto os princípios de economia de mercado quanto as regras de abertura, transparência e não discriminação que regem a OMC. A comunidade internacional não vai se esquecer do histórico sujo dos EUA na segurança cibernética, que tinham conduzido operações de espionagem massiva, organizada e indiscriminatória contra os governos, empresas e indivíduos, entre eles os líderes dos países como o Brasil e das organizações internacionais”, diz a China.

Por fim, a embaixada da China reforça que o país está disposto a trabalhar junto com os diversos setores do Brasil para “aumentar a confiança mútua, superar as diversas ingerências, expandir a nossa parceria tanto nas áreas tradicionais como nas emergentes, incluindo o 5G, além de continuar promovendo o desenvolvimento contínuo e aprofundado das relações sino-brasileiras, beneficiando ainda mais os nossos povos”.

Covid-19

A embaixada da China lembra no documento que, durante a pandemia da Covid-19, a China e o Brasil têm mantido cooperações no combate à pandemia. Diz ainda que o lado chinês tem prestado apoio ao Brasil através de doação de materiais, compartilhamento de experiências no diagnóstico e tratamento, além de parcerias estreitas no desenvolvimento de vacinas, dentre outras iniciativas.

Confira o documento aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile