Publicidade
Início Newsletter Anatel acompanha discussão de 100 MHz para 5G na parte superior do...

Anatel acompanha discussão de 100 MHz para 5G na parte superior do 6 GHz

Conselheiro da Anatel e presidente do Gired, Moisés Moreira.

A destinação da faixa de 100 MHz na parte superior da faixa de 6 GHz, isto é, entre 7.025-7.125 MHz, é a única que será estudada para o uso de 5G para todas as regiões na próxima conferência de radioespectro da União Internacional de Telecomunicações, a WRC-2023. O conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, confirmou uma recente declaração do gerente de espectro e órbita, Agostinho Linhares, sobre essa aplicação da pequena porção ao IMT. 

“É uma realidade [a discussão da destinação] e ela possui papel de acompanhar as demandas, e assim tem sido feito”, disse ele durante evento do Facebook Connectivity nesta terça-feira, 20. “Todo o setor pode ficar confiante na agência, ela está atenta a todas as inovações. A disputa pelo espectro é salutar, ela reverbera em outros assuntos. Mas peço que confiem em nós.”

Na sexta-feira, 15, durante live do portal Tele.Síntese, Agostinho Linhares ressaltou que a Anatel deveria acompanhar a harmonização do espectro conforme o que for decidido no evento da UIT. Ou seja: 1.200 MHz para o uso não licenciado, e os 100 MHz de cima para IMT.

Notícias relacionadas

Sem demora

O consultor de espectro da camara-e.net, Amadeu Castro, opina que deveria haver maior agilidade para a aplicação dessa faixa de 100 MHz na região 2, onde está o Brasil. Ele reconhece que ainda faltam três anos para que seja de fato discutida na WRC-23, mas coloca: “A questão é quando e se vão estar disponíveis, e por que esperar até a conferência seguinte, provavelmente em 2027, para ter uma decisão final? Vamos ficar guardando espectro para uso futuro enquanto já tem demanda, congestionamento das [outras] faixas e para ter cobertura onde não local nem com 4G, muito menos em 5G”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile