MPF-SP quer que Anatel fiscalize irregularidades na eleição de conselhos de usuários nas operadoras

O Ministério Público Federal em São Paulo emitiu nota nesta quinta-feira, 20, pedindo à Anatel que fiscalize irregularidades na seleção de clientes para os conselhos de usuários. De acordo com a entidade, a agência não teria atuado de forma eficiente após denúncias de que a Sky teria estimulado em 2014 a candidatura de "consumidores satisfeitos, previamente selecionados, e incentivou o voto de funcionários". Esses conselhos têm caráter consultivo, avaliando a qualidade da prestação de serviços e sugerindo melhorias, e por isso devem ter isonomia e participação ampla da sociedade. O questionamento do MPF-SP vem às vésperas de novas eleições para vários desses grupos nas operadoras, que deverão acontecer até o final do ano. A Anatel terá 30 dias para informar o cumprimento de medidas. Este noticiário apontou, em 2014, uma série de problemas no funcionamento dos conselhos de usuários. Estes colegiados foram criados a partir de determinação da Anatel para dar voz a usuários nas diferentes regiões e ajudar a propor medidas de melhoria na qualidade dos serviços. As primeiras queixas das teles eram contra a complexa logística de organização dos colegiados e no sentido de que alguns conselheiros usavam a posição para tentar conseguir benefícios pessoais. Agora, contudo, a acusação é contra um suposto uso indevido do conselho por parte da operadora.

De acordo com o MPF-SP, diversas irregularidades foram constatadas na primeira eleição do conselho de usuários da Sky, que teria admitido que funcionários (que também assinavam os serviços da empresa) foram "estimulados a exercer o voto". Essas manifestações seriam não apenas a favor da empresa, mas também para dirigir votos repetidos a candidatos que não tivessem histórico de reclamações judiciais ou administrativas contra a companhia. O MPF-SP diz ainda que a operadora assumiu ter ligado para um grupo pré-selecionado de clientes satisfeitos com o serviço para divulgar as eleições, incentivando candidaturas.

A denúncia foi enviada à Anatel em 2014, mas o Ministério Público alega que a agência "não iniciou qualquer processo de fiscalização alegando inviabilidade técnica". A atuação do órgão regulador também não teria sido suficiente para as novas eleições deste ano, limitando-se a "orientar verbalmente as empresas" para a divulgação da seleção sem contato telefônico com grupos pré-selecionados e com limite de apenas um voto por consumidor (para um usuário e em uma entidade). "Tais medidas, no entanto, têm se mostrado infrutíferas", afirma o MPF-SP. Isso porque os editais permitiriam, por exemplo, a votação em até seis candidatos inscritos. Além disso, a convocação por meio de faturas de cobrança não permite à Anatel garantir a lisura do processo, uma vez que o controle é feito apenas a posteriori.

Notícias relacionadas

Para evitar irregularidades, a procuradora da República Adriana da Silva Fernandes, autora do procedimento, recomendou à Anatel que aprimore o regulamento do conselho de usuários com regras uniformes para todas as empresas em relação ao voto e à divulgação do processo. Recomenda também uma fiscalização fase a fase, "valendo-se dos meios necessários para apurar denúncias e adotar as sanções cabíveis em cada caso". Até o momento, as próprias prestadoras são responsáveis pelo sistema de controle de votação. A íntegra da recomendação pode ser lida aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!