Conferência de padronização da UIT na Tunísia deve discutir endereçamento, tributação e regulação de Internet

Começa na próxima semana, na Tunísia, a WTSA 16  (World Telecommunication Standardization Assembly), principal encontro da divisão de  padronização da UIT, que acontece a cada quatro anos. Na pauta, há pelo menos três questões relevantes que devem ser discutidas. A primeira delas é uma proposta feita pelos países africanos que trata de questões tributárias e regulatórias para serviços over-the-top. A proposta, que conta com alguma simpatia do Brasil e de países europeus, é considerada excessivamente dura e a posição brasileira deve ser no sentido de que qualquer encaminhamento traga termos mais suaves do que a proposta original.

Outro tema importante é uma discussão sobre a padronização do DOA/DONA (Data-Oriented Network Architecture) como evolução do DNS, arquitetura de endereçamento usada pela Internet. A mudança é considerada importante porque permite maior confiabilidade dos conteúdos, portabilidade de endereços em caso de mudanças de servidor e por permitir maior disponibilidade dos serviços. Há resistência dos EUA, que ainda se adaptam ao processo de transição para a comunidade global das funções da IANA, responsável por protocolos e endereçamentos de Internet.

Por fim, o Brasil deve levar uma proposta em linha com uma discussão que já existe sobre uma ampliação do escopo do grupo de padronização 3 (SG3), que hoje se dedica a tarifas, para que ele passe a tratar de políticas regulatórias e setoriais, sobretudo para que algumas discussões sobre regulação no ambiente da Internet, por exemplo, possam ter um local de referência para acontecerem no âmbito da UIT.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!