CGI.br critica projeto de lei que cria "cadastro nacional de acesso à Internet"

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI,br) divulgou nota pública nesta semana criticando e discordando da proposta de um "cadastro nacional de acesso à Internet". De acordo com a entidade, os textos do parecer da aprovação e do substitutivo aos Projetos de Lei 2390/2015, 3597/2015, 5016/2016 e 5096/2016, além do pedido de vista conjunto de parte na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), mostram que as sugestões ferem o Marco Civil da Internet.

O Comitê expressou "grande preocupação" com a proposta, afirmando que "negligencia o controle parental e soluções que contemplem todos os aspectos envolvidos para garantir uma Internet livre, aberta, democrática e que seja um ambiente seguro para crianças e adolescentes". Diz ainda que tentar medidas cautelares contra riscos "que podem e devem ser mitigados" não justifica a criação de controles "inconsistentes e passíveis de burla", que ainda iriam contra o MCI ao criar novos riscos aos cidadãos.

A entidade se mostra contra, de forma conceitual e técnica, às propostas de cadastro; da criação de base de dados com as informações, que poderiam criar complexidade e problemas de segurança; e da obrigatoriedade do cadastro, que acredita ser um "estímulo à coleta maciça e desnecessária de dados". O Comitê lembra que a proteção à privacidade está prevista no MCI para pleno exercício do direito de acesso à Internet nos termos do artigo 8º.

Notícias relacionadas

Na nota, o CGI.br considera que a proposta, sob pretexto de restringir acesso a conteúdo considerado inadequado pelos próprios provedores "marginaliza o papel dos pais" no controle sobre o que consomem os filhos. Afirma ainda que ignora o livre acesso a ferramentas de controle parental, que devem ser objeto de políticas públicas conforme o Marco Civil, e que estão de acordo com processo educacional do qual faz parte o livre planejamento familiar assegurado pela Constituição.

Considera ainda a onerosidade para a indústria de bens de informática com a obrigação de carregar sistemas de controle, custo que "inevitavelmente" seria repassado ao consumidor e poderia afetar a universalidade do acesso à Internet. Lembra também que redes locais compartilham o mesmo IP para diversos dispositivos seriam afetadas e provavelmente mostrariam a ineficácia de uma autenticação no acesso para controle de usuários. Além de todas essas considerações, o Comitê ressalta que "qualquer sistema de registro poderia ser facilmente burlável".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!