América Móvil minimiza efeitos da crise no Brasil

A desaceleração da economia brasileira afetou o desempenho da América Móvil (AMX) no País e trouxe prejuízo no trimestre, mas o CEO da companhia, Daniel Hajj, garante que a companhia está caminhando de forma adequada no mercado nacional com a Claro, Embratel e Net. "Estamos bem posicionados no Brasil, mesmo que a economia não esteja parecendo boa para o próximo ano", disse ele em conferência com analistas nesta terça-feira, 20. A ideia será focar em maximizar retorno, em buscar sinergias de integração e no aumento da penetração do LTE.

"Nossa estratégia é crescer mais no ano que vem em 3G e 4G. O LTE tem clientes que consomem de duas a três vezes mais, então acho que vamos crescer mais nisso", declarou Hajj, citando tendência em toda a América Latina. Os efeitos da crise são sentidos, mas em clientes com menor receita média (ARPU). "O maior impacto são os assinantes low-end, com um menor consumo no pré-pago, algumas cancelamentos em TV paga, especialmente em satélite. Eles estão consumindo menos, estão mais cuidados no consumo", declarou.

Na visão de Hajj, isso faz com que a companhia precise atuar com mais cuidado no Brasil, fazendo com que se venda mais e de forma mais lucrativa. Significa também, segundo ele, redução na política de subsídios para o DTH e no pré-pago. Uma alternativa, aponta, é a substituição do subsídio por mais opções de financiamento de handsets, como o plano de atualização anual de iPhone na Claro, por exemplo. A estratégia está sendo adotada em várias operações na América Latina, e tem o benefício também de impactar no aumento do consumo de dados, especialmente em LTE.

Notícias relacionadas

Impacto no Capex

Os investimentos, porém, serão afetados pela crise. Ele insiste: o que já foi gasto em Capex nos últimos anos já forneceria uma boa segurança para deixar a empresa "preparada para suportar" o cenário econômico. "Mesmo se reduzirmos o Capex no Brasil, estaremos bem apoiados para o próximo ano", garante. Mas o CEO reconhece que parte do Capex variável, que é calculado em função de crescimento, sofrerá com a variação cambial, embora em alguns países e situações, esse investimento seja feito com moeda local. "Estamos vendo onde não podemos ter o mesmo Capex em dólar, mas estamos renegociando com fornecedores, estamos revisando o que precisamos fazer."

Por outro lado, os investimentos já realizados nos últimos cinco anos e o processo de consolidação das empresas debaixo do guarda-chuva da Claro Telecom Participações no País poderão ser sentidos em 2016. "Achamos que a América Móvil está indo bem no Brasil e esperamos que no ano que vem veremos um pouco mais (os efeitos da) integração, corte de custos e nas economias", disse.

Mais fusão?

Como não poderia deixar de ser, durante a conferência um analista de mercado pressionou o CEO a falar sobre tendência de consolidação no mercado brasileiro, citando possíveis vendas da Nextel ou da Directv. Daniel Hajj, mais uma vez, reitera que considera boa a posição da América Móvil no cenário competitivo. Ele hesitou ao falar, mas, por fim, declarou a resposta padrão: "Estamos abertos a ver qualquer coisa, mas estamos em um momento muito bom".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!