Um levantamento da empresa de pesquisas de mercado BB Media sobre parcerias estratégicas das plataformas de streaming mostrou as operadoras de telecom como aliadas preferenciais do segmento.
Segundo a pesquisa, um em cada três serviços de streaming já estabeleceu parcerias estratégicas, sendo que 78% dessas alianças foram formadas com provedores de telecomunicações e TV paga. "Isso destaca o papel vital dos provedores locais em ajudar as plataformas de streaming a conquistar novos assinantes", indica a BB Media.
Mundialmente, entre as plataformas que mais recorrem à estratégia estão Max, Netflix e Disney+. Na outra ponta das parcerias estão as norte-americanas Verizon e YouTubeTV (que opera televisão por streaming com canais ao vivo nos EUA), a Claro e as europeias Vodafone e Orange.
Já na América Latina a Claro lidera com 17 parcerias com streamings nos países em que atua, seguida de Vivo (12) e DGO (11).
Setores
Ao todo, a BB Media mapeou 1.797 parcerias únicas entre plataformas de streaming e empresas de variados segmentos. Um setor considerado grande oportunidade é o financeiro, hoje responsável por apenas 4,3% das alianças em questão (com destaque para a América Latina).
Já as parcerias com o comércio eletrônico têm ganhado relevância cada vez maior, também com impulso latino-americano – neste caso, especialmente pelo Mercado Livre.
Em telecom, a maioria das parcerias-chave com os streaming envolvem pacotes combinados que incluem acesso completo a um ou mais serviços de streaming, muitas vezes com descontos, períodos de teste gratuitos ou combinados com planos de Internet,
celular ou TV.
"A análise global da BB Media sobre parcerias de plataformas de streaming destaca
a prevalência de pacotes comerciais (63,7%), que permitem aos usuários acessar
vários serviços de streaming através de pacotes integrados. Essas colaborações
beneficiam as empresas ao combinar serviços e oferecer vantagens […] Além disso, proporcionam maior conveniência ao gerenciar múltiplos serviços em uma única transação".
Como já apontou TELETIME, as estratégias do setor de telecomunicações e de streaming estão cada vez mais convergentes, resultando em um número crescente de parcerias entre as cadeias.