As câmeras corporais das fardas de agentes da Polícia Militar (PMESP) agora serão câmeras V500 da Motorola Solutions, conectáveis à rede móvel.
A V500 habilitada para LTE (tecnologia de dados móveis 4G) permite que os agentes em campo transmitam vídeo ao vivo e localização para a sala de controle.
A filmagem é carregada automaticamente no sistema de gerenciamento de evidências digitais para que o manuseio, armazenamento e compartilhamento de evidências possa ser gerenciada com segurança na nuvem ou de forma local.
O Governo do Estado de São Paulo anunciou a implementação de 12 mil desses equipamentos para substituir e modernizar a solução de câmeras corporais do Estado, um investimento de mais de R$100 milhões. Segundo apuração do Portal G1, a previsão é de que até outubro de 2025 todas as câmeras sejam implantadas, mas o site também aponta questionamentos ao processo de contratação, que contemplou tecnologia diferente da prevista no edital.
"O investimento na solução de câmera corporal da Motorola Solutions, equipará nossos policiais incorporando novas tecnologias para proteger e servir a comunidade com o estado da arte em tecnologia, a qual permitirá que a PMESP alcance benefícios como maior proteção da população e dos policiais", afirmou o Coronel e Diretor de TI da PMESP, diz Gustavo Barbosa.
A Motorola Solutions destacou que sua tecnologia da câmera corporal já é utilizada por agências governamentais e de segurança pública ao redor do mundo, como a Polícia Romena, o Ministério do Interior da França, a Cidade de Londres, a Companhia Ferroviária Sueca, a Força Policial Austríaca e o Ministério da Segurança de Santa Fé, na Argentina.