A operadora de infraestrutura Globenet anunciou a construção de um novo edge data center em Barranquilla (Colômbia) pouco após apontar Fortaleza como a primeira cidade da América Latina a contar com a opção.
Ao todo, estão projetados cinco edge data centers na região até o final de 2022; os dois primeiros anunciados devem estar operacionais até o terceiro trimestre do ano que vem, segundo comunicado.
Com os ativos, a Globenet espera atender o aumento da demanda por serviços de colocation e conectividade, seguindo abordagem "neutra" e com foco no mercado de atacado. Vale lembrar que infraestrutura de edge computing é considerada peça importante na arquitetura do 5G.
Os novos data centers de menor porte devem ser integrados ao ecossistema da Globenet, composto por provedores de conteúdo, provedores de acessos à Internet e pontos de interconexão de internet, assim como com à rede submarina e links terrestres redundantes da operadora.
"Decidimos construir nosso segundo edge data center em Barranquilla porque é um ponto de interconexão estratégico na América do Sul, tanto para operadoras quanto para ISPs, OTTs e as redes de distribuição de conteúdo (CDN) locais ou globais", afirmou o CEO da Globenet, Eduardo Falzoni.
Parte do portfólio do BTG Pactual, a operadora de infraestrutura ainda está em vias de ser integrada à V.tal, criada pela Oi e que tem a instituição financeira como principal sócia.