Publicidade
Início Newsletter PLC 79 ajuda, mas não resolve problema de rentabilidade para o setor

PLC 79 ajuda, mas não resolve problema de rentabilidade para o setor

O PLC 79/2016, que muda o marco legal de telecomunicações, continua um ponto fundamental para o setor, mas não vai resolver tudo. Durante o primeiro debate do Painel Telebrasil 2017 na manhã desta quarta-feira, 20, presidentes das operadoras demonstraram que o principal ponto é permitir a rentabilidade.

O presidente da Oi, Marco Schroeder, foi enfático: “a indústria parou de fazer dinheiro”. Ele explica que além dos problemas da própria companhia com sua dívida, há uma dificuldade na remuneração de acionistas e de retorno sobre capital investido. Na visão dele, é preciso olhar adiante para tornar o setor rentável e sustentável, atraindo investimento. “Tem a questão de futuro, que tem que rentabilizar, se não vai ter nova crise (de alguma operadora) em alguns anos ou vão cortar o investimento”, destaca. “O setor não está fazendo dinheiro, e isso é quase um sinal de alerta.” E o PLC 79 ainda levaria um tempo para ter efeito mesmo após aprovado. “Tem uma certa ansiedade para dar esse passo, porque não é rápido, levaria uns 12 a 18 meses (para regulamentar)”, declarou.

O presidente da Claro Brasil, José Félix, acredita que o momento mostra que há uma conscientização da importância da indústria, mas vê que o PLC 79 não resolve todos os problemas da indústria. “O modelo de telecom no Brasil, do jeito que está, não tem jeito. Se você pergunta se vai destravar o investimento, eu diria que mais investimento que a gente faz é impossível”, declara. Isso porque, na visão dele, os aportes estão sendo feitos nas regiões economicamente viáveis, como nos grandes centros. “O problema é o que acontece no interior do Pará, no Piauí e na Amazônia; e eu diria que a resposta é não (terá investimento), vai continuar igual”, diz.

Notícias relacionadas

Para o presidente do Grupo Algar, Luiz Alexandre Garcia, o PLC 79 é uma “correção de voo”, mas que é insuficiente. E diz ser necessária uma mudança mais radical no setor. “Não se faz transformação importante com ajustes, o Brasil tem de pensar em desconstruir o modelo e fazer um modelo novo”, afirmou. Ele reclama também que há demonstração de apoio aos pleitos do setor por parte de parlamentares, mas não de partidos. “Tem muito movimento no mercado e pouca ação, e todos os índices indicam pioras: receita, Capex e até arrecadação de impostos, que é decrescente porque está se vendendo menos”, declara.
O executivo criticou ainda a fiscalização da Anatel em serviços em desuso, como a telefonia pública. E que o setor precisaria “convencer a imprensa” e o Congresso para que a opinião pública entenda a importância e a necessidade de se aprovar o projeto.

“Certamente, a evolução do quadro normativo gera mais confiança e investimentos”, declarou o presidente da TIM, Stefano de Angelis. Ele entende que o atraso na aprovação do projeto de lei está travando o setor, mas acredita que o novo modelo será um facilitador para avançar na cobertura de banda larga ao gerar oportunidade de investimentos. O executivo lembra ainda que a questão do retorno de capital é fundamental, uma vez que empresas menores, como a Nextel e Sercomtel, também passam por problemas de sustentabilidade. “Tem de analisar os diferentes casos, entender que hoje é um setor que está passando dificuldades de retorno econômico.”

Por parte da Anatel, há o entendimento de que o PLC 79, que tem passado por “acidentes de percurso”, não resolverá tudo mesmo. Mas o presidente da agência, Juarez Quadros, considera o projeto necessário. “Ele vai equacionar uma série de problemas – ou nem equacionar, porque não existirão mais”, explica. Na questão dos fundos setoriais, por outro lado, há o reconhecimento de que há um descompasso. “Como não acredito em Papai Noel, não acredito mais em fundos, porque qualquer fundo acaba não sendo destinado”, declarou. Quadros reconhece ainda que os R$ 80 bilhões já arrecadados com o Fust é um dinheiro que não existe mais. Por outro lado, fala na importância em interromper este ciclo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile