Governo reforçará no Plano de IoT a proibição ao roaming permanente

No Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), o governo brasileiro deverá se posicionar contra o roaming permanente. Segundo o secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Maximiliano Martinhão, a pasta ouviu as reclamações das teles nacionais e decidiu seguir com a posição atual da Anatel, que proíbe a prática.

"O roaming permanente é uma questão que preocupou de maneira forte as operadoras brasileiras", destacou ele durante apresentação nesta quarta-feira, 20, no Painel Telebrasil 2017. Citou ainda o pedido de uma "determinada operadora estrangeira" (no caso, a norte-americana AT&T) de comercializar serviços no País com esse recurso levantou a questão – e a preocupação das teles. Segundo Martinhão, isso geraria assimetria regulatória e tributária. "O documento deixa claro que essa questão não deve prosseguir a menos que se equilibrem as condições no País", contou. O Brasil é hoje um dos poucos países que têm restrições ao roaming permanente, e por isso não só a AT&T, mas também a Abinee (associação que representa o setor eletroeletrônico) defendem a flexibilização destas regras.

Alinhamento

Notícias relacionadas

Em geral, o plano se alinha a vários pontos levantados pelas empresas de telecomunicações, considerando-as como importantes atores no novo ecossistema que está se deslumbrando. "A gente precisa construir um ambiente no qual operadoras tenham condições, interesse e retorno de investimentos, se não, não haverá IoT", declarou durante apresentação nesta quarta-feira, 20, no Painel Telebrasil 2017.

Outra demanda das operadoras é a reavaliação do conceito de interação humana para a desoneração do Fistel na comunicação máquina-a-máquina (M2M). "O setor mostrou preocupação porque é uma linha tênue e que poderia se confundir com celular", disse o secretário do MCTIC. A avaliação é que é necessário tratar o tema com urgência.

Há dúvidas ainda no licenciamento de estações e espectro, em particular de radiação restrita; e na certificação e homologação de equipamentos, que precisa ser dinâmica para a IoT. E uma condição para o Plano do governo é o adiamento de uma lei de proteção de dados pessoais no Brasil – sem isso, diz Martinhão, há o risco de "insegurança jurídica" para o setor. O documento aborda ainda questões tributárias, apontando dúvidas na interpretação sobre a quem caberia a tributação da IoT, se do estado ou do município.

Subfaixa

Uma das propostas do MCTIC que estará presente no plano será o uso de faixas sub-500 MHz para aplicações no ambiente rural. Vale lembrar que a faixa de 450 MHz leiloada em 2012 com o espectro de 2,5 GHz está disponível para as teles, embora poucas iniciativas tenham sido feitas até o momento. Martinhão argumenta que é preciso ainda harmonizar com padrões internacionais para aumentar economia de rede. Além disso, está nos planos disciplinar o licenciamento de torres e antenas, incluir critérios de interoperabilidade mínima e estabelecer mecanismos de estímulo aos provedores regionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!