Brasil levará para UIT proposta com princípios de cobrança de roaming internacional

Uma proposta interamericana sobre princípios para a cobrança de roaming internacional será discutida na Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (CMTI) da UIT que acontece de 3 a 14 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes. A CMTI tem o objetivo de atualizar os Regulamentos de Telecomunicações Internacionais (ITRs) firmados em 1988.

Notícias relacionadas
Os regulamentos em vigor não tratam de roaming internacional e o Brasil teve papel de destaque no texto que será discutido e analisado por todos os países membros da UIT, uma vez que a proposta original, consensuada no âmbito regional, foi brasileira.

O texto diz que os Estados-membros devem fomentar que sejam estabelecidos preços competitivos e não discriminatórios; devem mitigar ou prevenir o roaming inadvertido em zonas de fronteira; fomentar o aumento da transparência nos preços e nas condições de acesso ao roaming internacional; e que essas informações sejam comunicadas aos usuários de forma efetiva e oportuna.

Ainda em relação ao roaming, será debatida em Dubai uma proposta da União Europeia que conta com o apoio da GSMA e do grupo de estudos de tarifas da UIT-T e que visa acabar com a bitributação no roaming internacional. Hoje é cobrado do usuário que realiza ou recebe chamadas em roaming os impostos do seu país de origem e do país visitado. A ideia é que seja cobrado apenas os impostos do país de origem. Nesse caso, contudo, o Brasil ainda não tem uma posição fechada sobre o assunto. Por enquanto, a estratégia é defender um texto que não implique em obrigações mais contundentes.

Neutralidade

A associação das operadoras de telecomunicações europeias (ETNO) aproveitará a CMTI para tentar emplacar uma interpretação da neutralidade bastante diversa do que a UIT tem hoje e também daquela que está sendo discutida no Marco Civil de Internet brasileiro. A proposta da ETNO prevê que para garantir o retorno sobre o investimento, as teles poderão fazer acordos comerciais que garantam um “sustentável sistema de compensação para os serviços de telecomunicações”.

Como a proposta ainda não tem o apoio de nenhum país-membro (muito menos da União Europeia como um todo), o chefe da assessoria internacional da Anatel, Jeferson Nacif, acha difícil que ela prospere. De qualquer forma, a administração brasileira tem de ter uma posição sobre o assunto. Como dificilmente o Marco Civil estará aprovado até lá, Nacif explica que o Brasil deverá levar o entendimento expresso no novo regulamento do SCM, que ainda não foi aprovado. Ou seja: as teles não devem realizar nenhum tipo de discriminação no tráfego, mas podem adotar medidas de bloqueio ou gerenciamento de tráfego que forem necessárias para a segurança e a estabilidade do serviço.

Segurança

Países como China, Rússia e Egito querem abordar crimes cibernéticos, segurança da informação e segurança nacional na revisão dos ITRs. A proposta chinesa, por exemplo, dá às administrações carta branca para supervisionar as empresas que operam as redes e exigir que elas o façam em condições “seguras e confiáveis”. Dentro da Anatel, a visão é que a tentativa de colocar essas questões em um tratado internacional tem o objetivo de legitimar práticas de restrição do acesso à rede adotada em alguns desses países.

A administração brasileira deverá apoiar a proposta de Portugal, segundo a qual, Estados-membros devem “encorajar” as operadoras a tomar medidas para aumentar a segurança, continuidade, sustentabilidade e robustez das redes usadas para telecomunicações internacionais.

A Anatel realizou nesta quinta, 20, a sétima reunião Plenária de preparação para a CMTI, na qual foi apresentado um balanço das discussões que ocorrem nos subgrupos que analisam as propostas de alterações brasileiras e de outros países. As propostas brasileiras que serão levadas à Dubai ainda serão aprovadas pelo Conselho Diretor da agência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!