MDIC abre consulta sobre exigência nacional em cabos de fibra óptica

fibra

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) iniciou nesta terça-feira, 20, uma consulta pública sobre alterações no Processo Produtivo Básico (PPB) de cabos de fibra óptica.

O PPB é um conjunto de etapas e procedimentos mínimos que fabricantes devem seguir para que um produto seja considerado produzido no Brasil. A exigência do governo é contrapartida à concessão de incentivos fiscais promovidos pela legislação da Zona Franca de Manaus e da Lei de Informática.

Na prática, a proposta de novo PPB para cabos ópticos colocada em consulta altera portaria sobre o tema datada de 2019. Entre as mudanças está uma nova pontuação mínima necessária para que um produto seja considerado nacional.

Notícias relacionadas

Na norma vigente, são exigidos 93 pontos por ano-calendário, de um total de 120 possíveis. Já a nova proposta prevê 943 pontos por ano-calendário, de um total de 1.174 possíveis. Proporcionalmente, há aumento na exigência (de 77% dos pontos possíveis para 80%).

A pontuação depende do cumprimento de determinadas etapas produtivas no País. Além de alterar os pontos de cada uma delas e algumas especificidades, a nova proposta do MDIC aumenta de oito para nove o número de etapas. Confira a íntegra do texto colocado em consulta e em seguida, as etapas produtivas vigentes para o PPB dos cabos ópticos.

Proposta colocada em consulta

PPB vigente

A Consulta Pública nº 18 do MDIC ficará disponível pelo prazo de 15 dias a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), realizada nesta terça-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!