Publicidade
Início Newsletter ‘O 5G é um serviço caro e de elite’, diz Baigorri

‘O 5G é um serviço caro e de elite’, diz Baigorri

[Publicado no Mobile Time] O conselheiro da Anatel Carlos Baigorri afirmou nesta sexta-feira, 20, temer pelas populações mais carentes do interior do País caso sejam retiradas as antenas parabólicas para a chegada do 5G.

Ao ser perguntado sobre as recomendações do ministro Raimundo Carrero, do TCU, de iniciar o atendimento da tecnologia não pelas capitais, e sim por outras localidades menores, como uma maneira de reduzir as desigualdades digitais, Baigorri respondeu:  “Entendo que a gente precisa discutir isso. Tenho preocupação com famílias que só têm acesso à comunicação por meio de parabólicas. Colocaremos isso em risco, em troca de um serviço 5G, que é caro e de elite? É uma preocupação operacional mesmo, 5G é caro e de elite”, repetiu, durante live promovida pelo portal TeleSíntese.

A observação do conselheiro – que foi o relator da Anatel do edital do 5G – vai contra aos inúmeros discursos do governo federal, que promete conectar todo o Brasil, inclusive os mais de 40 milhões de pessoas que hoje não têm acesso nenhum à Internet. “Vamos acabar com esse deserto digital no país”, prometeu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em pronunciamento oficial.

Notícias relacionadas

Vale lembrar que a proposta de Baigorri que foi aceita pela maioria do conselho para o edital do 5G prevê a exigência do Release 16 do 3GPP para a futura rede.

Desigualdades regionais

De acordo com a proposta do ministro Carrero, que “visa provocar a Anatel, a fim de que reflita”, nas palavras do próprio, as proponentes vencedoras dos lotes de 3,5 GHz devem ajustar a ordem do cronograma colocado pela agência, atendendo localidades menores num período mais curto. “Para os lotes regionais, as metas se voltam aos municípios e localidades com população inferior a 30 mil habitantes, com início a partir de dezembro de 2026, seguindo até dezembro de 2030. Ressalto que a redução de desigualdades regionais é um dos objetivos fundamentais da República”, diz o voto do relator.

Apesar de a maioria dos ministros do tribunal ter votado a favor do texto do relator, o ministro Aroldo Cedraz pediu vista da matéria, que será votada na próxima quarta-feira, dia 25.

Esclarecimento

Acerca destas declarações, Carlos Baigorri encaminhou esclarecimentos, que publicamos aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile