Setor de satélites conclui cálculos para ressarcimento por perda da banda C estendida

As operadoras de satélite representadas pela Abrasat apresentaram para a Anatel um estudo sobre a migração dos serviços na banda C. Segundo fontes ouvidas por este noticiário, o trabalho, realizado pela consultoria Roland Berger, analisou os custos de migração dos serviços na faixa que será ocupada pelo leilão de 5G na faixa de 3,5 GHz, e o ressarcimento dos equipamentos não amortizados, especialmente a parte da capacidade correspondente a estas frequências em satélites já lançados ou que tenham sido encomendados com base na previsão de uso das faixas. 

O problema está na ocupação e necessidade de proteção das frequências de 3,6 GHz e 3,7 GHz, utilizadas pelas operadoras de satélite que operam em banda C estendida. A Anatel incluiu estas faixas na minuta de edital de 5G para possibilitar a venda de um total de 400 MHz de espectro. Entretanto, as empresas de satélite têm serviços corporativos nesta faixa. O custo de liberação da faixa de banca C será coberto pela arrecadação do leilão, e ficará sob responsabilidade das empresas vencedoras.

O valor final calculado pela consultoria, assim como a metodologia, são sigilosos até que a Anatel e órgãos de controle possam avaliar os números e chegar a um entendimento com o setor. Nos EUA, depois de dois anos de estudos, a FCC definiu uma indenização de US$ 9 bilhões para o setor de satélites. Aqui, esta palavra (indenização) é evitada, preferindo-se o termo ressarcimento, por considerarem que o setor apenas pleiteia cobrir os custos que não tenham sido amortizados ou que sejam necessários para realizar as migrações. Segundo fontes de mercado, a perda potencial de receita decorrente do não-uso da capacidade dos satélites não foi quantificada no estudo. 

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!