Abrint incentiva PPPs a informar à Anatel da presença de fibra nas cidades

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) lançou nesta quinta-feira, 20, uma campanha (clique aqui para entrar no portal) para atualização dos municípios que têm backhaul de fibra. O objetivo é diminuir a assimetria de informação da Anatel, em especial por conta das contrapartidas do leilão de 5G que podem ser estabelecidas para construção de infraestrutura fixa onde supostamente há carência do serviço. 

Segundo a entidade, as informações que a agência tem são desatualizadas. "Ou seja, muitos municípios contam com backhaul de fibra construído por provedores regionais, mas no banco de dados da Anatel aparecem como se não tivessem", declara a associação em comunicado enviado à imprensa. 

Desta forma, a campanha da Abrint visa conscientizar os provedores regionais a informarem os municípios sobre a presença do backhaul fibrado. A esperança é que a Anatel retire "essas cidades da contrapartida de investimento das ganhadoras das faixas, otimizando a utilização de recursos públicos".

Leilão de 5G

A Abrint também coloca que os provedores de pequeno porte (PPPs) poderão participar da concorrência de lote específico de 60 MHz na faixa de 3,5 GHz, segundo a proposta de edital da Anatel colocada em consulta pública (já encerrada). O lote está dividido em sete grandes regiões, mas a associação defende que sejam leiloados por município para "permitir uma ampla participação de todos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.