Publicidade
Início Newsletter Anatel retira exigência de tecnologia nacional do edital do leilão de sobras

Anatel retira exigência de tecnologia nacional do edital do leilão de sobras

Em consulta pública há dois dias, a proposta de edital do leilão das faixas de 1,8 GHz, 1,9 GHz, 2,5 GHz e 3,5 GHz traz uma novidade em relação aos dois últimos da Anatel: exclui a exigência de tecnologia nacional. No máximo, recomenda que a empresa vencedora considere ofertas de fornecedores independentes, inclusive os nacionais, mas indica que as decisões devem ser baseadas “no cumprimento de critérios objetivos de preço, condições de entrega e especificações técnicas estabelecidas na regulamentação pertinente”.

Na cláusula seguinte, a agência ressalta que, caso haja equivalência entre ofertas, “a autorizada se obriga a utilizar, como critério de desempate, a preferência a serviços oferecidos por empresas situadas no País, equipamentos, programas de computador (software) e materiais produzidos no País, e, entre eles, aqueles com tecnologia nacional”. Para essa escolha, a vencedora do leilão deve levar em consideração o preço do equipamento nacional, que deve ser menor ou igual ao importado; prazo de entrega compatível; e que satisfaçam as especificações técnicas estabelecidas na regulamentação.

Segundo o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, José Alexandre Bicalho, a exigência de conteúdo nacional chegou a ser considerada, mas acabou abandonada por causa do objetivo da licitação, de beneficiar os pequenos provedores. “Para esses empresários, é mais complicado atender uma obrigação deste tipo”, justificou.

Notícias relacionadas

A exigência de tecnologia nacional foi incluída no leilão da faixa de 2,5 GHz. E, apesar de ser muito criticada e até denunciada por diversos países na Organização Mundial do Comércio (OMC), foi repetida no edital da faixa de 700 MHz. Recentemente, a Anatel aprovou o regulamento para acompanhar a utilização dos equipamentos nacionais pelas operadoras. A norma permite que as metas estabelecidas possam ser cumpridas por terceiros contratados, flexibilizando seu cumprimento.

No edital de 4G realizado em 2012 (2,5 GHz) a exigência final de conteúdo nacional aumentava gradativamente, de 60% em 2014 a 70% entre 2017 e 2022, incluindo tanto produtos fabricados no País quanto tecnologias brasileiras. Já o edital da faixa de 700 MHZ estabeleceu que, entre 2015 e dezembro de 2016, 65% dos investimentos em bens e produtos de telecomunicações teriam conteúdo nacional, 50% de produtos com Processo Produtivo Básico (PPB) e 15% de tecnologia desenvolvida no País. Entre 2017 e 2020, os percentuais sobem para 70%, com 20% de tecnologia desenvolvida no País.

Juros

A proposta de edital, porém, não reduziu o percentual de juros de correção das parcelas para pagamento do espectro. A área técnica sugeriu a queda para 0,5%, além do IGP-DI, mas acabou ficando mesmo no percentual de 1%, como nos leilões anteriores. Segundo o relator da matéria, conselheiro Igor de Freitas, não houve uma justificativa válida para reduzir a taxa de juros.

O texto permanecerá em consulta pública até o dia 2 de setembro. Já o leilão está previsto para acontecer entre outubro e novembro deste ano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile