Publicidade
Início Newsletter 4G no Brasil é veloz, mas cobertura ainda tem muitos buracos

4G no Brasil é veloz, mas cobertura ainda tem muitos buracos

Pela primeira vez, a OpenSignal está publicando um relatório sobre a situação das redes móveis no Brasil. Esse é o primeiro estudo com foco em apenas um país – e o Brasil foi o escolhido. A EXAME.com teve acesso antecipado ao material que está sendo publicado hoje pela empresa.

Notícias relacionadas

No relatório “Estado das redes móveis: Brasil”, a OpenSignal comparou os serviços oferecidos pelas cinco principais operadoras de telecomunicações do País: Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo.

A Copa do Mundo de 2014 foi uma prova de fogo para as inexperientes redes 4G do Brasil e muitas queixas foram levantadas contra as operadoras por conta da qualidade e da consistência do serviço durante o longo mês esportivo.

“Operadoras brasileiras tiveram, no entanto, uma nova chance – e dois anos para se preparar – para provar a eficiência de suas redes móveis nas Olimpíadas do Rio de Janeiro”, escreve a OpenSignal no relatório.

Aos olhos da empresa, as operadoras brasileiras mostraram avanços desde a Copa do Mundo. “A velocidade média do 4G ficou acima da média global de 11,7 Mbps e mesmo durante o curto período de testes percebemos que o desempenho das redes melhorou em três das quatro principais operadoras.”

Mas a OpenSignal é cautelosa. A organização ressalta que o bom funcionamento do 4G no Brasil tem como aliado o baixo número de usuários. O uso das redes é como uma estrada. Quanto mais pessoas usando, menor é a velocidade disponível para cada pessoa.

Apesar dos elogios, a OpenSignal deixa claro que a prova real para as operadoras será durante os Jogos Olímpicos. Um fato ressaltado pela empresa é a pressão sobre a Claro – que é uma das patrocinadoras oficias das Olimpíadas no Rio.

Números

No relatório, a OpenSignal premia as operadoras em cinco quesitos e realiza um ranking final. A empresa com mais prêmios foi a Claro, com um total de quatro.

A Claro, vale dizer, foi a operadora que mostrou maior velocidade de download em redes 3G e 4G (foram exatamente estes prêmios que colocaram a operadora como mais premiada do relatório). “Mas em quase todos os casos, a maior operadora do País, Telefônica/Vivo, está bem perto da Claro”, escreve a OpenSignal.

Veja abaixo a média de velocidade na rede 4G por operadora.

chart_exame_4G

Veja abaixo a média de velocidade na rede 3G por operadora.

Se as velocidades atingiram bons números, a cobertura de rede 4G ainda peca. Por outro lado, o 3G ainda faz bem o trabalho de tapar esses buracos de cobertura.

“Nenhuma das quatro grandes operadoras de 4G no Brasil foi capazes de manter conexão nessa rede por mais de 50% do tempo, mostrando que têm muito trabalho antes que a cobertura seja ubíqua”, diz o relatório.

As análises para o relatório foram feitas entre o dia 1º de maio e 31 de julho deste ano. As medições ultrapassaram 176 milhões de amostras capturadas pelo app OpenSignal em 82.568 smartphones.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile