Telebras informa base de 1.147 pequenos e médios provedores cadastrados

O Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) é um dos principais motores para o fornecimento de infraestrutura da Telebras, que afirma já ter chegado a uma base de 1.147 pequenos e médios provedores cadastrados no País, em um universo de mais de 4 mil empresas registradas na Anatel. O presidente da estatal, Caio Bonilha, afirma que a capacidade total do backbone é de 500 Gbps, em uma rede que atualmente conta com cerca de 25 mil km de fibra. "O total vai ultrapassar os 30 mil km (em um futuro próximo), mas não é suficiente para nossas necessidades", declarou ele durante palestra no Conip 2013 em São Paulo.

Notícias relacionadas
Para tanto, a Telebras tem promovido investimentos específicos, como o linhão para a cobertura da região Norte (que cobrirá cerca de 200 municípios nos Estados do AC, AM, AP, MT, PA, RO, RR e TO) e a rede construída para a Copa das Confederações. "Expandimos essa rede de 40 Gbps para 60 Gbps, com alguns lugares com lambdas de até 100 Gbps", detalha. Segundo Bonilha, o aumento da capacidade tem como justificativa o crescimento do consumo do tráfego em cinco vezes até 2016. Outra ideia será complementar essa infraestrutura com a operação da banda Ka no satélite geoestacionário brasileiro.

Com a nova Lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) e o PNBL, a Telebras afirma ter ajudado a dinamizar o mercado ao concorrer com as incumbents. "O preço pode não ter caído, mas a velocidade da conexão tem subido", declara Bonilha. A empresa diz que as ofertas de velocidade acima de 2 Mbps no mercado nos 12 meses a partir de junho de 2012 subiu 110%, enquanto as de menos de 512 Kbps caíram 30%. Segundo ele, o PNBL é responsável por 64% dos novos assinantes de banda larga fixa no País.

Mas Caio Bonilha reclama da dificuldade de implantação de redes, como na Marginal Tietê, em São Paulo, e na capital fluminense. "É complicado no Rio de Janeiro, cada quilômetro é um projeto, e isso gera um custo altíssimo", relata. O vandalismo também não ajuda. "Tem locais que você implanta rede (de fibra) e alguém 'desimplanta' porque acha que é cobre, que é valioso".

Alternativas

A rede da Telebras também pode ser utilizada para outros fins. A empresa oferece a infraestrutura para a Rede Nacional de Pesquisas (RNP) e pretende fazer o mesmo para a iniciativa do Wi-Fi em praças públicas na cidade de São Paulo. "Está dentro de nossa competência. Temos uma rede que não tem a capilaridade de uma incumbent (na capital), mas colocamos à disposição a banda larga no atacado com preço competitivo", explica.

Outra possibilidade seria servir de backhaul para pequenas e médias operadoras móveis, um mercado quase inexistente no País. Bonilha sugere que a Anatel abra nova frequência licenciada para essas empresas. "Eu acho que poderia ofertar parte do 3,5 GHz para essas pequenas e médias, além de prefeituras. Poderia ser para serviços em um mix de móvel e fixo", avalia. A Telebrás entraria na infraestrutura para viabilizar o negócio. "Nosso backhaul tem um mínimo de 100 Gbps de capacidade, enquanto tem operadoras que têm 2 Mbps, 4 Mbps. Ofertamos um produto que cria uma VPN da rede da ERB (estação radiobase) até a central da operadora dentro da rede da Telebras", explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!