Publicidade
Início Teletime Anatel investiga procedimentos de segurança em empresas de telecomunicações

Anatel investiga procedimentos de segurança em empresas de telecomunicações

O conselheiro da Anatel, Jarbas Valente, afirmou durante audiência púbica na Câmara dos Deputados nesta terça, 20, que o órgão regulador está investigando se houve falhas na operação das empresas de telecomunicações ou violação nas comunicações de cidadãos brasileiros. Segundo ele, a agência investiga, há cerca de três semanas, 12 empresas que atuam nos segmentos de banda larga, telefonia móvel e fixa e TV por assinatura. "Até agora, não encontramos nenhum indício de vazamento de informação, mas já constatamos que será necessário ampliar o número de empresas a serem fiscalizadas", destacou.

Notícias relacionadas
Valente não identificou quais as empresas estão sendo investigadas, mas revelou que controla 99% do tráfego de dados internacional no País. O conselheiro informou que entre os pontos avaliados estão o nível de segurança, o controle de acesso a informações e a proteção dos registros, entre outros. Além disso, o trabalho da agência abrange os contratos de interconexão com empresas estrangeiras. O foco é avaliar se há brecha para quebra de sigilo nestes documentos.

Durante a sua apresentação, o conselheiro detalhou que o trabalho se dá em três esferas: política de controle de acesso às informações, tipo de controle de acesso (físico e remoto), o que engloba nível se segurança, processos e relação com as empresas terceirizadas. "Por fim, avaliamos o nível de proteção contra vírus", explicou. Valente também informou que a agência avalia, ainda, aspectos relacionados à segurança, como backups e locais onde estão instaladas as infraestruturas dos data centers das empresas. "Tudo é analisado sobre as práticas desenvolvidas nos últimos três anos", disse.

O debate foi promovido pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; de Fiscalização Financeira e Controle; de Legislação Participativa; e de Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Em pauta: "Sistemas de Guarda e fluxo de conteúdos de informação eletrônicos".

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile