Operadoras contestam leilão de 3G; Claro tem recurso negado

A Anatel negou nesta segunda-feira, 20, o pedido feito pela Claro para prorrogar o prazo da consulta pública sobre a terceira geração de telefonia móvel. Com isso, termina nesta segunda-feira, à meia noite, o período de contribuições sobre o edital de licitação das faixas de 3G. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e não cabe mais recurso na agência, mas apenas na Justiça. Procurada por este noticiário, a Claro não quis comentar a decisão.
A previsão da Anatel é que o edital seja lançado em outubro e a venda das freqüências, até o fim do ano. As autorizações, que terão validade de 15 anos, substituirão as atuais outorgas do SMP em um prazo máximo de 18 meses após a liberação por parte da agência às vencedoras da disputa.
Não apenas a Claro tem contestado a realização das licitações previstas no calendário da Anatel. Na semana passada, a TIM entrou com um pedido de impugnação do edital para a venda das sobras do SMP. Nesta segunda, 20, foi a vez da Vivo.

Notícias relacionadas
O motivo da contestação da TIM é o atrelamento do resultado do leilão das sobras à procura por licenças de 3G.
A vinculação dos resultados era um pleito do próprio setor, mas o formato final do texto no edital desagradou a operadora. Em seu recurso, a operadora critica a inclusão de um item no edital que poderia permitir a paralisação do leilão de 3G por conta do resultado da venda das sobras. O item polêmico está na linha ?h? do Anexo I do documento em que a Anatel permite que as licenças sejam emitidas, mesmo que haja ?fato superveniente, que por força maior ocasione a suspensão ou interrupção total ou parcial da licitação das subfaixas F, G, I e J?. Estas são as subfaixas da 3G e, por isso, a TIM acredita que o texto aprovado na Anatel pode estimular as empresas a tentar impugnar a disputa para a próxima geração de celulares.

Vivo também recorre

A Vivo resolveu contestar o edital reclamando do mesmo item citado pela TIM. Em seu pedido de impugnação, a operadora reclama do item ?h? e alega que o texto é ilegal ao atrelar a emissão das licenças à realização do leilão de 3G, não importando em que termos.
A empresa teme ainda pelas conseqüências de um outro item do edital, o ?g?, que permitiria interpretar que as autorizações para operação nas faixas do SMP só serão validadas após o resultado da disputa pelo 3G. ?A vinculação referenciada não encontra qualquer respaldo legal ou regulatório, ao contrário, afronta flagrantemente a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) e a Resolução n.º 73, de 25 de novembro de 1998 (Regulamento dos Serviços de Telecomunicações)?, declara a empresa em seu pedido de impugnação.
Apesar de reclamarem do mesmo ponto, as operadoras têm preocupações opostas com relação aos impactos das brechas jurídicas encontradas no edital. Enquanto a TIM pretende preservar a realização do leilão do 3G, independentemente do processo de venda das sobras, a Vivo quer garantir que as últimas freqüências do SMP sejam designadas o mais rápido possível, sem ter que aguardar pelo resultado da outra disputa. A Anatel não informou se já houve algum tipo de deliberação sobre os recursos. Claro e Sercomtel também estão contestando o leilão das sobras, mas nenhuma delas obteve resposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!