Nokia reduz de 140 para 30 dias prazo de certificação

A Nokia do Brasil, responsável pelas unidades de devices, marketing e software e serviços, conseguiu reduzir de 140 para 30 dias o prazo para certificação de aparelhos celulares de sua marca para as operadoras, incluindo todos os testes junto à Anatel. A empresa investiu em seu Instituto de Tecnologia (INdT), preparando-o para realizar toda a bateria de testes. Ao invés de repetir os testes já realizados pela fabricante, a operadora certifica os laboratórios do INdT apenas uma vez e deixa a certificação dos modelos seguintes por conta da parceira. A primeira a testar o método foi a Oi. O presidente da Nokia do Brasil, Almir Narcizo, explica: ?Nós temos o laboratório, não é preciso que vocês gastem esse recurso, basta que auditem o nosso laboratório, o procedimento?, argumentou Narciso para a operadora. E deu certo.
Com o modelo testado e liberado mais rapidamente para entrar no portfolio, o ciclo para que entre no mercado encurta-se. ?Às vezes, no mundo todo o aparelho já está sendo comercializado e nós ainda estamos numa fila de espera?, explicou o executivo. O procedimento, por enquanto, vem sendo aplicado somente no Brasil. O INdT, inclusive, está atendendo à Nokia do México, para certificar os aparelhos dos clientes daquele país. O objetivo de Narcizo é estender o serviço também a outros países.
A empresa investiu US$ 50 milhões no INdT, no ano passado, e a expectativa é que o volume cresça este ano. O executivo disse que é possível fazer uma série de desenvolvimentos no Brasil com esse recurso.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!