Publicidade
Início Newsletter Telefónica terá satélites LEO da Sateliot em cobertura para Internet das Coisas

Telefónica terá satélites LEO da Sateliot em cobertura para Internet das Coisas

Controladora da brasileira Vivo, a Telefónica anunciou nesta quarta-feira, 20, que vai utilizar a rede de satélites de baixa órbita (LEO) da Sateliot para complementar em nível global a cobertura para dispositivos de Internet das Coisas (IoT).

A colaboração ocorrerá por meio das divisões Telefónica Tech e Telefónica Global Solutions (TGS) e envolverá um serviço de conectividade com tecnologia dual 5G NB-IoT. Os primeiros pilotos pré-comerciais com clientes devem ocorrer ainda este ano.

A expectativa é que a nova rede LEO da Sateliot seja integrada às atuais redes terrestres NB-IoT da gigante de telecom. Além da cobertura global, a Telefónica também espera integrar a rede aos nós de rede da Kite, a plataforma de conectividade IoT gerenciada desenvolvida pela Telefónica Tech. Vale notar que tanto o braço de tecnologia da Telefónica quanto a TGS (que atende clientes internacionais do grupo) atuam no Brasil.

Notícias relacionadas

“O serviço inovador de conectividade 5G via satélite não exigirá o uso de outros dispositivos além dos já utilizados na conectividade NB-IoT e espera-se que agricultura, transporte marítimo, parques eólicos, parques solares e pecuária sejam os setores que mais se beneficiarão, pois são eles que precisam de cobertura em áreas remotas”, afirmou a dona da Vivo, em comunicado.

A constelação de satélites da Sateliot será baseada no padrão 5G e contará com abordagem econômica que representa uma “fração do preço de conectividade via satélite atual”, de acordo com o comando da empresa (que também tem origem espanhola).

A startup já tem um nano satélite em órbita e está prestes a lançar seu primeiro artefato de baixa órbita com padronização 5G NB-IoT. Além disso, a operadora conta com um programa de acesso antecipado (Early Access Program) aberto para parceiros. A Sateliot tem planos para o Brasil e já havia anunciado a iminência de parcerias com grandes teles.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile