Telefónica terá satélites LEO da Sateliot em cobertura para Internet das Coisas

Controladora da brasileira Vivo, a Telefónica anunciou nesta quarta-feira, 20, que vai utilizar a rede de satélites de baixa órbita (LEO) da Sateliot para complementar em nível global a cobertura para dispositivos de Internet das Coisas (IoT).

A colaboração ocorrerá por meio das divisões Telefónica Tech e Telefónica Global Solutions (TGS) e envolverá um serviço de conectividade com tecnologia dual 5G NB-IoT. Os primeiros pilotos pré-comerciais com clientes devem ocorrer ainda este ano.

A expectativa é que a nova rede LEO da Sateliot seja integrada às atuais redes terrestres NB-IoT da gigante de telecom. Além da cobertura global, a Telefónica também espera integrar a rede aos nós de rede da Kite, a plataforma de conectividade IoT gerenciada desenvolvida pela Telefónica Tech. Vale notar que tanto o braço de tecnologia da Telefónica quanto a TGS (que atende clientes internacionais do grupo) atuam no Brasil.

Notícias relacionadas

"O serviço inovador de conectividade 5G via satélite não exigirá o uso de outros dispositivos além dos já utilizados na conectividade NB-IoT e espera-se que agricultura, transporte marítimo, parques eólicos, parques solares e pecuária sejam os setores que mais se beneficiarão, pois são eles que precisam de cobertura em áreas remotas", afirmou a dona da Vivo, em comunicado.

A constelação de satélites da Sateliot será baseada no padrão 5G e contará com abordagem econômica que representa uma "fração do preço de conectividade via satélite atual", de acordo com o comando da empresa (que também tem origem espanhola).

A startup já tem um nano satélite em órbita e está prestes a lançar seu primeiro artefato de baixa órbita com padronização 5G NB-IoT. Além disso, a operadora conta com um programa de acesso antecipado (Early Access Program) aberto para parceiros. A Sateliot tem planos para o Brasil e já havia anunciado a iminência de parcerias com grandes teles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!