Publicidade
Início Newsletter Star One D2 da Claro será lançado no dia 30 de julho

Star One D2 da Claro será lançado no dia 30 de julho

decollage en ZL3, le 25-092018

A Arianespace marcou o lançamento do satélite da Claro Brasil/Embratel, o Star One D2. Ocorrerá já no próximo dia 30, no que será o primeiro lançamento do foguete Ariane 5 no ano e que deverá levar à órbita também o satélite Eutelsat Quantum. 

A missão VA254 estava inicialmente planejada para o dia 27, mas foi necessário remarcar para três dias depois por conta da uma revisão no cronograma de preparação do veículo. O lançamento será no centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa, e está previsto para acontecer entre 18h e 19h30 do dia 30. 

O Star One D2 é o 11º satélite da Embratel a ser lançado pela Arianespace. Ele trará alta capacidade nas bandas Ku, Ka, C e X (para uso governamental na região do Atlântico), e tem foco na expansão da cobertura de banda larga nas Américas Central e do Sul. Também será utilizado como backhaul de rede móvel no Brasil, além de TV paga e Internet para clientes de governo e corporativos. Ele substituirá o C2, que era mais focado em DTH.

Notícias relacionadas

O lançamento estava previsto inicialmente para o dia 31 de outubro de 2020, mas os efeitos da pandemia acabaram atrasando o planejamento da Claro. Além disso, esteve em pauta uma disputa pela posição orbital 70º Oeste com a Viasat. A Anatel decidiu em favor do projeto da Embratel, além de ter concedido adiamento para que a empresa lançasse o artefato até o dia 31 de agosto de 2021. A operadora chegou a programar o lançamento para fevereiro, mas obviamente foi necessário mais um adiamento.

Por sua vez, o Eutelsat Quantum é uma parceria da operadora com a agência espacial europeia (ESA) e a Airbus. Ele utiliza uma nova arquitetura baseada em software que permitirá redirecionamento de feixes, operando na banda Ku, e com oito transponders reconfiguráveis. 

O lançamento do foguete Ariane 5 poderá ser acompanhado no YouTube da Arianespace (clique aqui) no próximo dia 30. A transmissão começa meia hora antes da decolagem. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile