Brisanet promete levar 5G para seus franqueados no interior do Nordeste

José Roberto Nogueira, fundador da BrisaNet. Foto: Marcelo Kahn

[Publicado pelo Mobile Time] Se for bem sucedida no leilão de 5G, a Brisanet pretende disponibilizar essa tecnologia de telefonia celular para ser ofertada por seus franqueados no interior do Nordeste. A operadora atua hoje com o modelo de franquia em 140 pequenas cidades da região. Seus franqueados são, em geral, provedores de Internet (ISPs) com algo entre 1 mil e 1,5 mil clientes cada. Ao todo, há quase 200 mil usuários que utilizam a rede da Brisanet por meio de franqueados. Para efeito de comparação, a Brisanet tem, por sua vez, quase 500 mil usuários diretos.

A operadora tem levado fibra ótica para cidades de pequeno porte no interior da região. Ela se encarrega de instalar a infraestrutura passiva, enquanto cada ISP faz o investimento na parte ativa e passa a oferecer todo o rol de serviços da Brisanet. A relação com o usuário final e com os órgãos reguladores é de responsabilidade do ISP.

"O 5G será incluído no pacote do ISP, que continuará operando na ponta", disse José Roberto Nogueira, fundador e CEO da Brisanet. "Em 2022, quando começar a implementação do 5G em cidades pequenas, é a rede de franqueadas que vai levantar o 5G no interior", comentou, durante painel da edição digital do Fórum de Operadoras Inovadoras, evento online organizado por TELETIME e Mobile Time, nesta segunda-feira, 20.

Notícias relacionadas

O executivo lembra que a infraestrutura de fibra ótica que está sendo instalada nas cidades pequenas será fundamental para o transporte de dados no 5G e que as duas tecnologias serão complementares. "Estamos construindo backbone com fibra na frente de cada quarteirão. O 5G será uma extensão de dados. Será uma banda larga fixa com mobilidade", afirmou.

Enquanto não possui autorização própria para uso de espectro, a Brisanet atua como uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) com a rede da Vivo. A empresa tem hoje cerca de 100 mil usuários de telefonia celular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!