Brisanet promete levar 5G para seus franqueados no interior do Nordeste

José Roberto Nogueira, fundador da BrisaNet. Foto: Marcelo Kahn

[Publicado pelo Mobile Time] Se for bem sucedida no leilão de 5G, a Brisanet pretende disponibilizar essa tecnologia de telefonia celular para ser ofertada por seus franqueados no interior do Nordeste. A operadora atua hoje com o modelo de franquia em 140 pequenas cidades da região. Seus franqueados são, em geral, provedores de Internet (ISPs) com algo entre 1 mil e 1,5 mil clientes cada. Ao todo, há quase 200 mil usuários que utilizam a rede da Brisanet por meio de franqueados. Para efeito de comparação, a Brisanet tem, por sua vez, quase 500 mil usuários diretos.

A operadora tem levado fibra ótica para cidades de pequeno porte no interior da região. Ela se encarrega de instalar a infraestrutura passiva, enquanto cada ISP faz o investimento na parte ativa e passa a oferecer todo o rol de serviços da Brisanet. A relação com o usuário final e com os órgãos reguladores é de responsabilidade do ISP.

"O 5G será incluído no pacote do ISP, que continuará operando na ponta", disse José Roberto Nogueira, fundador e CEO da Brisanet. "Em 2022, quando começar a implementação do 5G em cidades pequenas, é a rede de franqueadas que vai levantar o 5G no interior", comentou, durante painel da edição digital do Fórum de Operadoras Inovadoras, evento online organizado por TELETIME e Mobile Time, nesta segunda-feira, 20.

O executivo lembra que a infraestrutura de fibra ótica que está sendo instalada nas cidades pequenas será fundamental para o transporte de dados no 5G e que as duas tecnologias serão complementares. "Estamos construindo backbone com fibra na frente de cada quarteirão. O 5G será uma extensão de dados. Será uma banda larga fixa com mobilidade", afirmou.

Enquanto não possui autorização própria para uso de espectro, a Brisanet atua como uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) com a rede da Vivo. A empresa tem hoje cerca de 100 mil usuários de telefonia celular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.