Anatel vê avanço em medida de operadoras para acesso ao Cadastro Positivo

Presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Anatel viu como um avanço a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) do SindiTelebrasil com a a Associação Nacional do Bureaus de Crédito (ANBC) para compartilhamento de informações entre operadoras e os bureaus de crédito, em cumprimento à Lei do Cadastro Positivo. A iniciativa do sindicato das teles foi anunciada na última sexta-feira, 17, e a assinatura do MoU ocorreu no mesmo dia.

O presidente da Anatel, Leonardo Euler, acredita que é bem-vinda a iniciativa que permite aos clientes de serviços de telecomunicações colocarem suas informações de "bom pagador" no Cadastro Positivo. Segundo comunicado da agência, Euler enxerga na ferramenta um "grande avanço para o fortalecimento da economia" e uma contribuição para a diminuição dos custos de concessão de créditos "inclusive do aumento de competição nesse mercado".

O presidente da Anatel ressaltou que a iniciativa estimula a adimplência de contratos e reduz custos de transação para os clientes das operadoras. Também presente na cerimônia, o superintendente de Competição, Abraão Balbino, ressaltou que a construção do memorando se deu após "muito diálogo e mediante postura construtiva de todas as partes".

Notícias relacionadas

Segundo Leonardo Euler, "cuida-se de uma importante contribuição para conferir ainda mais concretude aos efeitos e avanços decorrentes do Cadastro Positivo, que é uma ferramenta essencial à medida que colabora diretamente para a redução do spread bancário. A assimetria de informações é uma problemática clássica da regulação e que importa custos de transação. Sem dúvida nenhuma, o Cadastro Positivo é uma maneira inteligente de contornar isso e minimizar a questão conhecida como seleção adversa".

LGPD

Na ocasião, Euler afirmou que o MoU assinado entre o SindiTelebrasil e a ANBC viabiliza a transferência dos dados dos clientes sem descuidar das balizas instituídas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Segundo o SindiTelebrasil, a entrada do segmento de telecom no banco de dados tende a promover a inclusão de brasileiros que não têm conta bancária e estão fora do mercado de crédito por falta de informações para avaliação, além de significar um avanço para as ferramentas de análise de crédito. (Com assessoria de imprensa da Anatel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!