TIM Live chega com FTTH a Salvador em agosto

Foto: Divulgação / Prefeitura de Salvador

A TIM está expandindo sua estratégia em fibra até a residência, com o TIM Live,  para novas cidades. A operadora anunciou nesta sexta-feira, 20, que o serviço em FTTH chegará em Salvador no dia 2 de agosto, e cinco dias depois nas cidades de Suzano (SP), São Gonçalo (RJ) e Nilópolis (RJ), sendo que o município paulista Mauá já foi adicionado recentemente.

A expansão da infraestrutura FTTH fora do eixo das capitais Rio de Janeiro e São Paulo faz sentido por aproveitar a estratégia de fibra até o site (FTTS) da operadora. Além disso, a companhia registra que os novos consumidores que adotam a fibra têm uma receita média (ARPU) 19% maior do que a base da TIM Live ao final do primeiro semestre do ano passado.

De saída (será substituído por Sami Foguel na próxima semana), o atual presidente da TIM, Stefano De Angelis, afirmou que a companhia tem como objetivo aumentar a cobertura do serviço fixo no Nordeste. Embora ainda não possa revelar as cidades, explica que a implantação é relativamente rápida, instalando as caixas (MSANs) e equipamentos de rede próximos às antenas. "Nas próximas semanas vamos falar em quais áreas vamos trabalhar", promete.

Notícias relacionadas

Maior retorno na fibra

De acordo com o COO da TIM Brasil, Pietro Labriola, a companhia trabalha para definir as regiões nas quais faz mais sentido explorar o potencial da fibra. "Estamos escolhendo áreas [para o FTTH] onde há menos sobreposição e tentando otimizar a disponibilidade de rede onde tem todas as tecnologias para sermos um pouco mais agressivos na nossa oferta", declarou o executivo durante teleconferência de resultados financeiros da operadora. "O aumento da ARPU também vem com aumento da penetração de FTTH, isso será o que guiará para continuar nos próximos meses, uma vez que novas áreas serão implantadas."

Labriola diz que há em andamento a atualização na velocidade oferecida para a base de fibra até o gabinete (FTTc) com o objetivo de melhorar a oferta sem aumento de custos para a empresa. Mas em alguns locais foi identifica saturação da infraestrutura FTTc. "Um importante elemento no fixo é que não só estamos com mais ARPU no FTTH comparado ao FTTc, mas [a fibra] também é à prova de futuro, porque podemos ir até 2 Gbps", declara.

Outra possibilidade para a TIM é a convergência com o serviço móvel nas vendas. O executivo reconheceu que a operadora não tem ainda uma estratégia desse tipo, mas detecta que cerca de 35% da base da TIM Live é também assinante de ofertas móveis. "É uma oportunidade que poderemos explorar nos próximos meses", declarou.

3 COMENTÁRIOS

  1. Sou de São Gonçalo-RJ e a TIM passou a fibra aqui no meu bairro, graças a Deus. Vou ter uma conexão decente e com fibra até o modem, nem estou acreditando rs. Pq se fosse depender da VIVO fibra eu tava perdido.

  2. Sou de Salvador, e espero muito que a Tim passei pelo bairro IAPI aqui em Salvador, pois o bairro é muito carente de internet de qualidade, somos limitados aos planos de 15bm da vivo e da oi, infelizmente.

  3. sou de salvador, contratei a tim live 150mb e exato 1 mes, porem estou muito insatisfeito com o serviço, funciona muito precariamente, ficou 5 dias direto sem funcionar nada, depois voltou apenas internet, telefone ja esta fora a quase duas semanas, o suporte tecnico é muito despreparado, a unica coisa que sabem fazer é resetar o modem para configurações de fabrica, abro um chamado por dia, porem não existe um telefone de SAC ou ouvidoria, a TIM nao responde ao Reclame Aqui, hoje entrei com reclamação na Anatel para ver se alguem resolve o problema. ou seja, eu sai dos problemas do par metalico, apenas para cair em mais problemas na fibra, pagando mais caro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!