Abinee: exigência de investimentos em telefonia deve melhorar resultados da indústria

A pressão do governo sobre as operadoras de telefonia móvel por conta da  qualidade dos serviços de voz e dados e a consequente exigência de mais investimentos em infraestrutura e redes devem reanimar as fabricantes de componentes para o mercado de telecomunicações.

Notícias relacionadas
A previsão é do presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, que prevê uma retomada no crescimento do setor, mesmo em um cenário pouco auspicioso para a indústria brasileira. Barbato participou nesta sexta-feira, 20, de reunião da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.

Segundo ele, este segmento deve voltar a crescer no segundo semestre do ano, impactado pelas compras de equipamentos para a quarta geração da telefonia móvel e também por um provável aumento nos gastos das operadoras para melhorar a cobertura em áreas onde a qualidade da conexão está abaixo do aceitável. “Essa medida só reforça o que já estavamos falando [que o investimento em redes era insuficiente]. Agora, estamos confiantes numa retomada deste segmento entre este ano e 2013, melhorando, inclusive, o desempenho do setor elétrico e eletrônico como um todo”, comenta.

Se para os fornecedores de insumos para telecomunicações o prognóstico é positivo, àqueles que dependem exclusivamente do setor de energia elétrica sobram incertezas devido à proximidade do fim das concessões públicas na área. Sem saber como as coisas ficarão, muita gente tira o pé do acelerador na hora de investir. “Estamos incluindo na agenda prioritária da indústria outros temas que são bastante importantes e preocupantes. Dentre eles essa história de que é preciso pensar na questão das concessões de energia elétrica, porque imagine quem vai fazer investimentos faltando dois anos para terminar a concessão de uma grande empresa de distribuição de energia?”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!