A Telefônica anunciou nesta terça-feira, 20, que o serviço de banda larga Speedy chegou a 3 milhões de clientes e que obteve o melhor primeiro semestre da história do produto em 2010 com a adição de 363 mil assinantes, um crescimento de 14% em relação à base do final do ano passado. Na comparação com a base de clientes no final do primeiro trimestre deste ano, a operadora conquistou cerca de 200 mil clientes. Apenas como referência, esse número équase o dobro dos novos clientes da principal concorrente direta, a Net Serviços, que por sua vez não está em tantas cidades quanto a Telefônica mas atua em cidades fora do estado de São Paulo.
A previsão da Telefônica de investimento em rede e sistemas é de R$ 930 milhões para este ano, cifra sensivelmente superior ao que foi investido em 2008 e 2009, R$ 500 milhões e R$ 750 milhões, respectivamente.
Segundo a empresa, em 2010, 86% dos novos assinantes Speedy são famílias que pertencem às classes C e D e 94% das vendas realizadas no ano são de planos superiores a 1 Mbps. O bom desempenho reflete as mudanças implementadas no âmbito do plano de estabilização do Speedy realizado no ano passado para que a empresa pudesse retomar as vendas do serviço. Uma das mudanças implementadas foi a introdução de uma auditoria no call center. Quando uma nova venda é realizada, o cliente é transferido a um atendente diferente que checa todas as informações sobre o plano contratado.
A partir de 1º de agosto a Telefônica reduzirá o preço do pacote de 2 Mbps em 11%, para R$ 69. A posta da companhia é que com a redução, o plano possa ser o "carro chefe" do segundo semestre.
Banda larga popular
A Telefônica tem atualmente pouco mais de mil clientes ativos na tecnologia WiMesh usada para viabilizar o serviço na Cidade Tiradentes, no âmbito do programa de banda larga popular do Estado de São Paulo. Fabio Bruggioni, diretor-executivo do segmento de clientes diz que a tecnologia tem se mostrado estável. Hoje cerca de 6 mil domicílios estão cobertos pela tecnologia na Cidade Tiradentes.