Especialista analisa plano de melhorias do Speedy

Especialista em redes e telefonia, o professor Almir Meira acumula 18 anos de experiencia em cargos técnicos e de engenharia na Motorola, Nextel e na Telesp (atual Telefônica) e foi procurado por este noticiário para comentar sobre o plano de melhorias para a estabilização do serviço banda larga da Telefônica que, de acordo com a operadora, já está funcionando. Segundo ele, o plano é bom, pois contempla todos os pontos fracos da rede da tele, responsáveis pelas últimas panes do Speedy. O professor, no entanto, ressaltou a demora da Telefônica em tomar tais medidas. "Analisando todas essas implementações simultâneas, percebemos que alguns problemas já vinham ocorrendo faz tempo", diz. Meira acredita que com esse plano a Anatel deve dar parecer favorável à retomada da comercialização do Speedy. "A Telefônica tem poder de investimento e um plano, agora precisa de uma chance para provar que entrega o que está prometendo". Veja os cinco pontos do plano de estabilidade da Telefônica, comentados pelo professor Almir Meira.
1) Readequação da arquitetura do centro de serviço e duplicação da capacidade dos servidores DNS, garantindo 100% de contingência:
A readequação da arquitetura do centro de serviços da Telefônica, segundo o professor Meira, envolve basicamente o upgrade de servidores e sistemas operacionais a fim de melhorar o desempenho e a capacidade da rede interna da operadora. A duplicação e contingenciamento do sistema de resolução de nomes (DNS), para o especialista, mitigará os riscos de ataques de hackers, como os que a Telefônica alega ter sofrido entre os dias 6 e 8 de abril deste ano e que causaram uma das maiores panes do ano. Na ocasião, a Telefônica alegou que o número de acessos disparou nos últimos anos e a quantidade de servidores DNS não deu conta do recado. Meira questiona: "Eles sabiam que essa demanda estava crescendo muito. Por que a área técnica não acompanhou esse crescimento"?

Notícias relacionadas
2) Implantação de melhora da segurança do perímetro da rede:
Para Meira, a segurança entre o backbone e a rede do usuário deverá contar com novos softwares de segurança, antivírus, firewalls, zonas desmilitarizadas (DMZ), sistemas de prevenção e de detecção de intrusos (IDS/IPS). "O internauta brasileiro é o campeão em tempo de navegação na web, por isso o Brasil é também um dos líderes em problemas de segurança na Internet. Ao investir na segurança dos assinantes do Speedy, a Telefônica será a maior beneficiada, pois os ataques a esses usuários passam por dentro da rede da operadora", diz.
3) 100% de contingência do toll-gate internacional, com ampliação de 60 Gbps para 100 Gbps por saída:
"Aumentar o toll-gate internacional de 60 Gbps para 100 Gbps talvez seja suficiente por enquanto. Mas creio que em breve a Telefônica terá de ampliar mais essa capacidade", diz. Segundo Meira, basta que 2 milhões de usuários com um acesso de 10% de uma velocidade nominal de 1 Mbps acessem o link internacional para 'entupi-lo'.
4) Ampliação de core IP (SP-Interior) em 20%:
Para Meira, a ampliação em 20% da rede IP entre São Paulo e interior demorou a acontecer. "O interior descobriu a Internet faz tempo e, em algumas cidades, o Speedy é a única opção de acesso à Internet". Essa expansão, segundo ele, envolverá a aquisição de equipamentos, como DSLAMs, roteadores, switches e até redesenho das redes. "Segmentando as redes, criando sub-redes, por exemplo, de Jundiaí a Campinas, você restringe o número de usuários e, consequentemente, melhora o sinal", explica.
5) Consolidação da implantação de novo modelo de GMUD (trabalhos programados):
"Esse talvez seja o principal item de todo o plano de melhorias, pois eles começam a pensar num plano de contingenciamento. Admitem que terão problemas, mas estarão preparados", diz. Segundo o professor, as janelas de manutenção da Telefônica eram mal planejadas. "Esse ponto envolve mais treinamento, mais capacitação da equipe técnica e trabalhos programados nos horários em que o menor número de assinantes será prejudicado", completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!