Siga Antenado inicia troca de parabólicas em Brasília e abre central para FSS

Foto: Pixabay

Entidade administradora responsável pela limpeza da faixa de 3,5 GHz, a Siga Antenado (EAF) iniciou nesta segunda-feira, 20, a instalação gratuita em Brasília de kits com novas parabólicas para beneficiários do Cadastro Único do governo federal.

A etapa é necessária para ativação dos serviços 5G na frequência, em processo que tem a capital federal saindo na frente. Segundo o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, Brasília foi escolhida para o início da instalação a partir de "critérios técnicos, operacionais, logísticos e demográficos, além da disponibilidade dos equipamentos em estoque".

As famílias registradas em programas sociais do governo federal e que utilizam parabólicas convencionais para sintonizar canais de TV devem entrar em contato com a central de atendimento da Siga Antenado pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site da entidade. A política pública está sendo posta em prática após liberação dos dados do CadÚnico pelo Ministério da Cidadania.

Notícias relacionadas

Com a migração das parabólicas (ou sistemas TVRO) da banda C para a banda Ku, ficam mitigados riscos de interferência nos canais abertos com a chegada do 5G. "A mudança para equipamentos mais modernos vai oferecer benefícios para os usuários, como uma maior qualidade de sinal, imagem e som", apontou a Siga Antenado. "Cerca de 20 milhões de famílias no país acompanham o sinal aberto e gratuito via satélite na banda C […] Deste número, estima-se que praticamente metade são beneficiários dos programas do Governo Federal".

FSS

Também nesta segunda-feira, a Siga Antenado apontou que está operando uma central de atendimento para auxiliar o processo de instalação de filtros em estações profissionais de serviço fixo satelital (FSS) que operam na faixa acima de 3,7 GHz.

Parte crítica dos trabalhos de limpeza do 3,5 GHz, a medida é necessária para também mitigar riscos de interrupção de transmissões com a chegada do 5G. Para tal, as empresas com estações profissionais FSS devem solicitar mudança gratuita dos equipamentos, desde que cadastradas no banco de dados da Anatel até o último dia 20 de abril.

Para a instalação, os usuários e prestadores de serviços FSS devem entrar em contato com a central de relacionamento da Siga Antenado, pelo telefone (81) 3419-5904 ou enviar um e-mail com os dados para atendimentofss@sigaantenado.com.br. "Durante todo o processo, a Siga Antenado contará com estrutura necessária para atender às empresas com segurança, prontidão e equipe técnica qualificada", apontou a entidade.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!