SES-17 entra em operação nas Américas

Satélite SES-17 nas instalações da Thales Alenia Space. Foto: Divulgação

O satélite de banda Ka e órbita geoestacionária SES-17 já está totalmente operacional nas Américas (naturalmente, incluindo o Brasil) e no Oceano Atlântico, áreas onde fornece cobertura a partir da posição orbital de 67,1º Oeste. A SES informou que artefato de propulsão elétrica seguiu o cronograma conforme esperado, "após meses de elevação e testes bem-sucedidos". 

Fabricante do satélite, a Thales Alenia Space, por meio da divisão Thales Avionics (InFlyt Experience), é uma cliente âncora que utilizará a capacidade do SES-17 para fornecer conectividade em aviação nessas regiões cobertas. Outras parcerias, como SSi Canadá e Comnet, deverão também fornecer acesso à banda larga em áreas remotas para clientes corporativos no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Canadá.

Lançado em 24 de outubro de 2021 (após um adiamento no dia 22) na Guiana Francesa pelo foguete Ariane 5, operado pela Arianespace, o SES-17 se junta à rede atual da operadora, que conta atualmente com 70 satélites. Ele tem propulsão elétrica, o que permite vida útil maior do que os satélites convencionais.

Notícias relacionadas

O SES-17 tem carga útil digital com transponders com cerca de 200 feixes por usuário.  A empresa também reforça que o equipamento é "o primeiro passo na integração da rede multiorbital", uma vez que a carga digital com controle por software (ARC) traz interoperabilidade com o sistema de órbita média (MEO) O3b mPower de segunda geração, que deverão ser lançados "nos próximos meses". Os gateways estão localizados no Canadá, México, Chile e Colômbia, e há planos de expandir o teleporto brasileiro de Hortolândia (SP) também para isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!