A operadora Algar Telecom ativou nesta semana a rede 4G em duas localidades em Minas Gerais: Ilha, em Arcos, e Parque das Árvores, em Nova Ponte. Segundo a empresa, as duas localidades possuem baixa densidade demográfica e deficiência em cobertura celular. A medida faz parte do programa "Alô, Minas!", do governo estadual e que conta com participação de outras operadoras.
Além, das ativações com tecnologia móvel, a operadora afirma que levará o 5G à localidade de Parque das Árvores. Assim, a localidade, que pertence ao município de Nova Ponte, será a primeira localidade rural do país a contar com a tecnologia, informa a Algar em comunicado.
A parte da operadora no programa "Alô, Minas!" ainda prevê a oferta da tecnologia 4G em mais oito localidades dentro dos DDDs 34 e 37, entre elas, os distritos de Capoeira Grande e Jaguará de Minas de Onça do Pitangui; além das localidades Celso Bueno (Monte Carmelo), Povoado Japão Grande (Carmópolis de Minas), Santa Luzia da Boa Vista (Cascalho Rico) e Comunidade Rural Buritis (Divinópolis).
"A participação da Algar Telecom no programa 'Alô, Minas!' faz parte do nosso compromisso de contribuir com a inclusão digital e o desenvolvimento de comunidades em nossa área de atuação. Com esse objetivo, levaremos para a população local a tecnologia mais moderna possível dentro da frequência, permitindo que os clientes dessas regiões tenham acesso à conectividade de qualidade", comenta Márcio de Jesus, Vice-Presidente de negócios varejo da operadora.
"A parceria entre a operadora Algar Telecom, Governo de Minas Gerais e as prefeituras vai possibilitar que a população dessas localidades possa acessar os serviços do aplicativo 'MG app', que oferece mais de 100 serviços online dos órgãos mineiros", destaca Rodrigo Diniz Lara, subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.
Outras operadoras
Em outubro de 2021, a Claro anunciou que celebrou um acordo com o governo de Minas Gerais para a expansão da cobertura 4G da operadora para 89 localidades remotas do estado. A iniciativa, que também faz parte do projeto do governo de Minas Gerais, que realizou seleção pública em agosto daquele ano. TIM e Vivo também são outras operadoras que também estão no projeto. A Claro ficou com 60% das localidades elegíveis na ocasião. No formato do programa, prefeituras de cidades contempladas deverão prover e disponibilizar terrenos para que as operadoras possam construir e instalar as antenas ou torres de telefonia.