TELETIME em destaque – Exclusão digital nas favelas

Na edição desta semana vamos falar sobre conectividade em favelas. Convidamos Renato Meirelles, fundador e diretor do Instituto Locomotiva, e um dos principais estudiosos da realidade socio-econômica das camadas de baixa renda da população brasileira. 

A conectividade tem se mostrado cada vez mais relevante para o desenvolvimento de praticamente todas as atividades econômicas. A Internet também é cada vez mais presente no nosso convívio social e se mostrou crucial para que serviços como educação e trabalho remoto durante a pandemia. Mas não foi assim para todo mundo.

Já há algum tempo, as pesquisas realizadas pelo Instituto Locomotiva têm trazido cada vez mais dados relevantes sobre como que a conectividade chega às camadas mais pobres da população, sobretudo em áreas como as favelas, em que os desafios de infraestrutura são maiores. E os números falam por si:

Notícias relacionadas

A carência de infraestrutura de telecom na periferia das cidades brasileiras resultou em um contingente de 43% dos moradores de favelas sem acesso a sinal de Internet 3G ou 4G em seus lares, ou com um serviço de baixa qualidade.

De acordo com a pesquisa conduzida pelo instituto, 13% dos moradores das favelas não contam com sinal móvel de Internet em sua residência. Somados aos 30% que classificam como ruim a disponibilidade do serviço, um total de 43% da população das comunidades teria acesso precário à rede.

Entre estudantes de escola pública da classe C, D e E, 32% não assistiram aulas online durante a pandemia por questão tecnológica. Nas favelas, são 54%. E 89% dos pais acreditam que o filho em casa não está estudando como deveria.

Enquanto os mais ricos têm computador em 83% dos lares, este número cai para menos de 20% entre os moradores de favela. Se os smartphones são um artigo de primeira necessidade e estão presentes em quase todos os lares, 86% ainda são pré-pagos, o plano acaba antes do período programado.

Estes são apenas alguns exemplos dos dados que o Instituto Locomotiva produziu ao longo das últimas pesquisas, e para conversar um pouco sobre esta realidade é que convidamos Renato Meirelles. Ele começa falando com a gente sobre estes achados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!