União Europeia já não tem taxas de roaming

A União Europeia (UE) não tem mais com taxas de roaming na região. Desde a última quinta-feira, 17, cidadãos dos países que compõem o bloco econômico podem fazer chamadas, enviar mensagens de texto ou utilizar a Internet móvel pelo mesmo preço pago no seu país de origem. Em comunicado, a Comissão Europeia ressaltou o acordo como um dos "sucessos mais tangíveis da UE" após cerca de uma década de trabalho para tirar a proposta do papel. Diz ainda que "a UE conseguiu encontrar o equilíbrio certo entre o fim das taxas de roaming e a necessidade de manter os pacotes domésticos competitivos e atrativos".

Pelo acordo, as operadoras europeias tiveram dois anos para se preparar para a mudança. Medidas de segurança foram elaboradas para impedir abusos, como a utilização do roaming por um período maior do que quatro meses. Caso seja um cidadão que apenas viaje muito, ele terá 14 dias para esclarecer a situação com a operadora contratada – segundo a União Europeia, menos de 1% dos clientes se enquadram neste cenário. E no caso de o usuário passar mais de 4 meses fora do país de origem, a tele poderá cobrar adicionais de no máximo 0,032 euro por minuto de chamada, 0,01 euro por SMS e 7,7 euro por GB de dados. Os valores da Internet móvel cairão para 6 euros em 2018 e recuarão anualmente em 2,50 euros até 2022. Todos os preços serão revistos em 2019.

Vale lembrar que na segunda-feira, 19, o governo brasileiro anunciou acordo com o Peru para o fim da cobrança de roaming na região fronteiriça entre os dois países. Apesar de ser em escala muito menor (só com algumas cidades incluídas), há previsão de expansão do modelo para outras regiões fronteiriças da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Paraguai. E segundo a Anatel, há negociação também de um futuro acordo entre Mercosul e União Europeia para a redução dos custos de roaming.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!