O velório do STFC (e do modelo)

Dentro de pouco menos de um mês, no dia 16 de julho, a Lei Geral de Telecomunicações completa 20 anos de existência, e com ela também o modelo vigente para a exploração dos serviços. Este mesmo modelo estabelece que as concessões de serviços prestados em regime público, com garantias de universalização e continuidade, seriam prestado de maneira sustentável e equilibrada. No caso do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), que reinava absoluto quando a LGT foi pensada, o serviço seria prestado até 2025, quando vencem os contratos atuais.

Mas o modelo morreu oito anos antes da hora. E a alternativa de novo modelo que vinha sendo discutida no Congresso, com o PLC 79/2016, está engavetada até que as condições políticas permitam a retomada das discussões no Senado, o que, convenhamos, parece cada dia mais distante. Vinte anos depois da LGT, o setor de telecomunicações vive o que talvez seja a sua mais profunda e aguda crise, o velório do seu próprio modelo, e não tem nada de novo para ocupar o lugar.

Na verdade, esta morte aconteceu há alguns anos, e a delicada situação financeira de duas concessionárias (Oi e Sercomtel) apenas mostra que esqueceram de enterrar o morto, ou de tentar salvá-lo, ou de dar um final digno para ele.

Notícias relacionadas

Como a realidade insiste em desafiar os modelos legados, este ano o serviço de voz tornou-se, definitivamente, um complemento aos demais serviços. A Claro e a TIM passaram a oferecer voz ilimitada em seus pacotes pós-pagos do serviço móvel, independente da rede. A Net anunciou na semana passada que ligações de longa distância internacional também seguem o modelo ilimitado. Lembrando que este foi, por décadas, um dos negócios mais importantes da sua irmã (e concessionária) Embratel. É questão de tempo até que as outras operadoras sigam o mesmo rumo.

Equilíbrio

Pelo menos uma concessionária tem dado sinais de que deve, formalmente, provocar a Anatel sobre o reequilíbrio do contrato de concessão de STFC, uma situação que há algum tempo já está nas linhas e entrelinhas dos debates setoriais. Este ano, ou no máximo no começo do próximo, esta concessão deixa de ser sustentável e passa a operar com rentabilidade negativa nas condições vigentes.

O contrato de concessão do STFC, em seu Capítulo XII, estabelece as condições de reequilíbrio contratual. Não está previsto o reequilíbrio quando o problema for decorrente do risco do negócio ou de gestão ineficiente da empresa, mas apenas quando fatores externos imputarem à concessionária um ônus não previsto.

Muitos podem ser os argumentos a serem levantados:  troca de índice do reajuste do IGP-DI para o Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), em 2005; a inclusão de metas de backhaul no Plano Geral de Metas de Universalização de 2010; mudanças na interpretação da agência sobre a amplitude do conceito de bens reversíveis; mudança no Plano Geral de Outorgas em 2008; aumentos sucessivos de ICMS pelos Estados; apropriação pelo Tesouro dos recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust)… São hipóteses que ainda precisarão ser testadas e aprofundadas juridicamente.

A LGT também prevê, em seu artigo 115, que "a concessionária terá direito à rescisão (contratual) quando, por ação ou omissão do Poder Público, a execução do contrato se tornar excessivamente onerosa" e, em seu artigo 66, diz que "quando um serviço for, ao mesmo tempo, explorado nos regimes público e privado, serão adotadas medidas que impeçam a inviabilidade econômica de sua prestação no regime público".

O contrato de concessão estabelece que a preferência para reequilibrar contratos seja pelo reajuste de tarifas. Mas no contexto atual, aumentar a tarifa de telefonia fixa só aceleraria a morte do doente. O caminho seria, então, reduzir as obrigações regulatórias, impostas na regulamentação e no Plano Geral de Metas de Universalização. Será uma discussão complicada para uma Anatel já atolada em problemas.

O fato é que a concessão, se de um lado trás muitos ônus para as concessionárias, por outro dá a elas pelo menos algumas garantias contratuais e legais que, em um momento de esgotamento econômico do serviço, poderão ser acionadas. De alguma forma, a União divide o risco do modelo com as empresas.

O quadro, contudo, é desalentador. Seja porque a falência, a intervenção, ou a caducidade da concessão de duas empresas é um problema real e no horizonte imediato, seja porque a exploração do serviço já dá margem para uma discussão iminente sobre o reequilíbrio do contrato de concessão, o fato é que estão hoje sobre a mesa todas as alternativas previstas em lei há 20 anos para serem usadas apenas em casos extremos, se tudo desse errado.

Desde 2009, quando se discutiu o Plano Nacional de Banda Larga, não existe nenhuma discussão completa (com começo, meio e fim) sobre uma nova política setorial. Há iniciativas no Legislativo e projetos incompletos no Executivo, mas a agenda de longo prazo ficou parada em função dos problemas conjunturais de curto prazo. Não é exclusividade do setor de telecom, mas aqui a falta desta visão de futuro torna-se mais dramática, porque a realidade teima em andar mais rápido. Sem falar fatores externos, como crises e disputas político-partidárias, a atuação do Tribunal de Contas, recessão econômica com forte impacto sobre o consumo e rápido avanço da competição com outros setores.

Tudo isso só atesta o fracasso político-regulatório do setor, que não conseguiu se antecipar a estes problemas quando havia tempo e melhores condições econômicas para uma solução, com uma modernização do próprio modelo e resgate dos princípios da Lei Geral de Telecomunicações. Lembrando que esta responsabilidade cabe, por lei, ao Poder Público, que tem o dever de, repetindo a LGT:

"I – garantir, a toda a população, o acesso às telecomunicações, a tarifas e preços razoáveis, em condições adequadas;

II – estimular a expansão do uso de redes e serviços de telecomunicações pelos serviços de interesse público em benefício da população brasileira;

III – adotar medidas que promovam a competição e a diversidade dos serviços, incrementem sua oferta e propiciem padrões de qualidade compatíveis com a exigência dos usuários;

IV – fortalecer o papel regulador do Estado;

V – criar oportunidades de investimento e estimular o desenvolvimento tecnológico e industrial, em ambiente competitivo;

VI – criar condições para que o desenvolvimento do setor seja harmônico com as metas de desenvolvimento social do País".

10 COMENTÁRIOS

  1. É, Samuca! O Tesouro levou o tesouro do Fust depositado pelas operadoras durante todos esses 20 anos. Seria esse "Tesouro" o PSDB e o PT, partidos no poder nesse período? O povo pagará por mais essa. Assim como já pagamos por tudo.

  2. O modelo nasceu errado em 1997 e foi piorando ao longo do tempo (vide 2008). Mas era tido como sacrossanto e intocável porque garantia o lucro de muita gente. Agora que a água chegou no queixo de alguns, sua notória inviabilidade será usada para garantir mais lucro para os mesmos, criando alternativas igualmente inviaveis no médio/longo prazo. Mas quem liga pra isso?

    • Não sei se é possível, nesse caso, dizer que a inação política tenha sido motivada pela manutenção do lucro ou posição dominante de alguns interessados. Acho que tem muito mais a ver com uma falta de visão estratégica do poder público de se colocar as telecomunicações no ambiente digital e da banda larga como prioridade. Isso poderia ter sido feito inclusive sem mexer no modelo econômico existente, mantendo-se o foco na iniciativa privada, mas nem isso foi feito. Entendo que a questão tributária/arrecadatória prevaleceu no caso dos fundos setoriais e houve um comportamento errático em relação às políticas de banda larga de 2010 para cá.

  3. Acredito que o modelo foi de certa forma acertado para a época, privilegiando, claro os grupos envolvidos. Mas errou-se feio em não ter uma visão futura de negócio. Hoje a rede fixa não vale nada e é um grande "elefante branco" (vide a Oi, que de promessa de Super Tele) está em plena RJ. Excelente matéria, que retrata bem o senário atual.

  4. Caro Samuca, lembre que os contratos deveriam ser revisitados a cada 5 anos e na primeira revisão o primeiro PGMU já estava pronto. Essa revisão seria o momento para revistar os resultados e ajustar o modelo. Perdeu-se a oportunidade e o resultado foi uma série de discussões sobre ampliar o PGMU, quando a Internet já mostrava sua força. Sobre o Fust vale lembrar que o primeiro edital que previa computadores conectados à Internet foi barrado por discussões sobre sistema operacional a ser utilizado Linux ou Microsoft, esse processo acabou com a possibilidade de uso do Fust. Uma nova modalidade de serviço foi proposta o SCD (O SMP fixo)que seria o substituto do STFC e prestado nos regimes público e privado mas a proposta morreu no Conselho da Anatel. Agora, só nos resta assistir uma enorme concentração de mercado com excesso de regras e uma estrutura que se transformou em uma barreira efetiva para a entrada de novas empresas de médio e grande porte.

  5. A LGT deveria passar por revisões periódicas, para que "imprevistos" como os que estão acontecendo fossem evitados e a política regulatória pudesse ser aplicada de maneira adequada. Assim também deve ser com o Marco Civil da Internet. Infelizmente, no Brasil, nem o Estado nem o setor empresarial trataram as comunicações como estratégicas para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país. Hoje colhemos os frutos…

  6. Olha ,em 1998 ; como o Governo fez uma "Transferência" desse porte !! , e…, nunca se pensou em ter um Plano B para a Telefonia Fixa no futuro . Só se pensou na tal caducidade
    Ainda mais que na Divisão Geográfica do Brasil ,as 3 Regiões Macroeconômicas privatizadas deixaram a OI* ;
    como sendo a Área mais ruim "Mercadologicamente" ; pois teria de ter Investimentos , mas seriam sem retorno .
    Pelas normas originais LGT e outorgas; a Oi* já deveria ter entrado em Caducidade* à muito tempo .
    Mas com aquelas tradições deste último "Gobierno Brasileño"; seria muito difícil executar a Legislação legítima de 1998, que visasse o interesse nacional .
    Quanto mais o tempo passa ,a parte telefonia fixa estará em deficit ; pois nem a "união ferderal' têm mais condições de reasumir o controle Financeiro ,Técnico Operacional, Administrativo e Logístico deste Setor estrutural (pois tudo se começou da fixa……. Foi da Fixa*, que as Móveis se usaram dos meios técnicos e estruturais para se estabelecer-se operacionalmente ; tanto que havia a questão do compartilhamento de Infra-Estrutura com os "concorrentes" .
    A decadência operacional e financeira da Telefonia Fixa só não foi maior , por causa da Internet ADSL que
    ainda usar as redes de fiação antiga .
    O negócio é dinheiro , lucros ..e o futuro é de quem souber aproveitar as oportunidades .E até talvez fazer um "Negócio da China) !!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!