Publicidade
Início Newsletter Idec pressiona deputados pela aprovação do PL contra franquia de dados

Idec pressiona deputados pela aprovação do PL contra franquia de dados

Visando aumentar a pressão na Câmara a favor do projeto de lei 7.182/17, que impede a prática de franquias na banda larga fixa, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou nesta terça-feira, 20, uma plataforma online da campanha Internet Livre. O site contém um formulário e permite o envio de um texto padrão aos deputados, argumentando que a Internet é um serviço essencial e que a limitação traria impacto negativo para a sociedade.

Os argumentos levantados são o impacto no ensino a distância e no empreendedorismo e inovação tecnológica. O Idec diz ainda que “não existem justificativas técnicas razoáveis para a implementação de franquia de dados no Brasil”, citando especialistas das áreas técnicas, jurídicas e sociais no livro “Escassez Artificial”, publicado pelo próprio instituto e lançado também nesta terça-feira. Ressalta ainda que a opinião pública se mostra contra a prática, a notar pelas contribuições na consulta pública do Senado em 2016.

“A aprovação do PL 7182/2015, em seu texto original, é necessária para que a proibição seja realmente efetivada em lei”, destaca o Idec. “A omissão legislativa vem apenas favorecendo as manobras das empresas de telecomunicações para implementar as franquias. Entretanto, a casa já emitiu dois pareceres favoráveis ao texto em questão, demonstrando sua preocupação em proibir a comercialização das franquias de dados na Internet fixa. É preciso que esse esforço continue para que esse retrocesso seja impedido definitivamente no Brasil”, completa no texto base para ser enviado aos deputados.

Notícias relacionadas

“Além de um fim definitivo a essa questão, a aprovação do PL significa a vitória do interesse coletivo dos consumidores, resultado de intensa mobilização da sociedade civil”, declara o Idec. O Projeto de Lei nº 7182/2017 está para ser votado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicação (CCTIC), da Câmara dos Deputados. O PL foi aprovado em março no Senado, e pretende modificar o Marco Civil da Internet para incluir a proibição da comercialização de planos com franquias de dados na Internet fixa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile