Consolidação das operações da Telefônica/Vivo ainda está em 40%

O CIO do Grupo Telefónica, Phil Jordan, estima que o processo de consolidação de todas as operações da Telefônica/Vivo no Brasil, que prevê a integração das infraestruturas e sistemas de telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura na operação móvel, ainda não chegou à metade do caminho. "Começamos há uns dois anos, mas temos uma grande infraestrutura legada. Estamos com 40% da integração pronta e o CRM de todos os serviços está concluído. Falta ainda toda a parte de billing e provisioning", revela Jordan.

Notícias relacionadas
O executivo explica que como tinham uma operação muito bem consolidada quando adquiriram o controle total da Vivo, com sistemas baseados em padrões abertos, a Telefônica optou por consolidar na operação móvel suas demais plataformas de serviços fixos de telefonia, banda larga e TV paga. A consolidação, explica Jordan, está segmentada. "Muita coisa estamos fazendo dentro de casa mesmo, porque temos o melhor time de TI de todas as operações da Telefónica no Brasil, mas tem coisas sendo feitas também pela IBM e pela Accenture", detalha.

Virtualização

O Grupo Telefónica começou também a trabalhar na virtualização de sua infraestrutura de TI com o objetivo de reduzir custos e preparar a transformação da empresa em uma "telco digital" e abrir frente para novas oportunidades de negócios. A ideia, segundo Jordan, é consolidar toda a infraestrutura de commodity de TI, passando pela virtualização de servidores, simplificação de processos, padronização e transformação de sistemas e aplicações.

"Até 2016, queremos reduzir em 40% o número de aplicações, em 42% os data centers, em 52% os servidores e em 39% o número de servidores não virtualizados", informa. "Você pode não acreditar, mas a América Latina está mais avançada em virtualização do que a Europa", conta o CIO em referência ao nível de virtualização de servidores das operações do grupo espanhol nas duas regiões. Jordan calcula que o Brasil, por exemplo, já tem 50% de seus servidores virtualizados, enquanto na Europa esse índice é de 40%. "Temos um projeto de, em três anos, fazer a virtualização das operações da Europa saltar desses 40% para 75%", diz.

Argentina

Em novembro do ano passado a Telefónica deu início à consolidação de suas operações fixa e móvel na Argentina. A Amdocs foi escolhida para realizar a primeira fase do projeto na consolidação dos sistemas wireless e pré-pagos, prevista para ser concluída em novembro deste ano. "A ideia é reduzir ao mínimo o número de requisições de sistemas com processos de negócios pré-integrados com simplificação e redefinição do modelo de negócios para o mundo digital", diz Jordan, que participou nesta quinta-feira, 20, do Amdocs Asia Pacific Intouch 2013, em Cingapura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!