Anatel quer prorrogar oferta analógica do Ruralcel/Ruralvan

A Anatel colocou em consulta pública uma proposta de prorrogação do período de provimento analógico de telefonia fixa usando radiofreqüências. A sugestão da agência é que o tempo limite de uso das faixas para este tipo de serviço seja estendido em 12 meses. Assim, ao invés de as empresas de STFC terem que desligar seus sistemas analógicos de provimento de telefonia fixa em 30 de junho deste ano, o prazo ficaria ampliado para 30 de junho de 2009.
A proposta afeta diretamente a oferta do Ruralcel e do Ruralvan, nomes usados para a telefonia fixa por radiofreqüência em localidades remotas ou com baixa densidade. As faixas utilizadas para estes serviços são as de 800 MHz, 900 MHz, 1,8 GHz, 1,9 GHz e 2,1 GHz. Segundo informações da Anatel, as empresas do STFC têm encontrado dificuldades para fazer a migração para a tecnologia digital nesses serviços. Para evitar a interrupção da oferta do Ruralcel e do Ruralvan, a agência optou por propor uma ampliação do prazo.
A Anatel também esclareceu que a proposta não altera a vigência do prazo para o desligamento do sistema analógico na telefonia móvel, também agendado para 30 de junho deste ano. A consulta pública para colher a opinião da sociedade sobre a prorrogação do prazo para o STFC ficará disponível no site da agência reguladora até o dia 30 de junho. Manifestações por carta, fax ou e-mail devem ser encaminhadas até a próxima quarta-feira, 25.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!