Publicidade
Início Teletime Vice da Anatel nega crise e critica tributação elevada

Vice da Anatel nega crise e critica tributação elevada

O vice-presidente da Anatel, Antonio Carlos Valente, abriu nesta quinta, 20, o seminário "A política de telecomunicações – Perspectivas para 2003", promovido pela revista TELETIME e organizado pela Converge eventos em São Paulo.
Ele fez uma avaliação do setor de telecom no Brasil desde as privatizações, com a conclusão de que o modelo teve êxito. Apontou para isso elementos como o crescimento da teledensidade e a queda nos preços.
Segundo ele, apesar da conjuntura desfavorável de toda a economia brasileira (juros altos, baixo crescimento) e de problemas específicos do setor (inadimplência), não há uma crise no sistema todo.

Notícias relacionadas

Exemplos mundiais

Valente citou, para exemplificar que as dificuldades no setor são globais, as dificuldades enfrentadas por empresas como Vodafone, France Telecom e Deutsche Telekom em seus países, e demonstrou que, apesar dos retornos sobre os ativos (e sobre os investimentos) terem caído nos últimos meses, as operadoras têm em média mantido margens operacionais muito boas, em uma média de 36%, um "valor bem civilizado", nas palavras dele.

Carga

Valente, ao final, centrou suas críticas nos tributos incidentes sobre os serviços de telecom, da ordem de 40,1%. "Somos líderes mundiais disparados nesse aspecto, disse. Ele mostrou que a carga de ICMS, por exemplo, chega a 30% em alguns Estados, e que é similar à que se cobra sobre cigarros, bebidas e armas, no que seria uma incoerência em termos de política tributária. Finalmente, chamou os presentes a uma mobilização junto aos secretários estaduais de fazenda, paa sensibilizá-los quanto a esta questão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile