
O grupo argentino Werthein, controlador no Brasil da Vrio/Sky, adquiriu o controle da operadora de banda larga Zaaz, que tem perto de 180 mil assinantes e opera em cerca de 70 cidades no interior de São Paulo e Paraná.
Como parte da operação, a Zaaz se funde à Bali, empresa do Grupo Werthein que operava banda larga por meio de redes neutras. Cristiano Santana, fundador e atual CEO da Zaaz, permanece como CEO da operação de banda larga, ainda que o controle passe a ser do grupo argentino.
A operação é mais um passo importante dentro da estratégia de banda larga do Grupo Werthein. Há cerca de dois anos a operação de TV paga do grupo, Sky, decidiu ampliar a sua presença em banda larga por meio de uma operação baseada em acordos com as diferentes empresas de redes neutras existentes no Brasil. Na prática, a Sky foi a primeira grande operadora sem vínculo societário com nenhuma operação de rede neutra a usar esse tipo de infraestrutura em sua expansão. Desde meados de 2024 o Grupo Werthein criou a Bali, uma nova subsidiária dedicada apenas ao business de banda larga, mas também sobre operação de rede neutra.
Já a Zaaz é o mais recente empreendimento de banda larga de Cristiano Santana, fundador de outros ISPs que foram vendidos ao longo dos últimos anos para grandes fundos internacionais. A empresa tinha estratégia centrada em redes de fibras próprias e tem atuado como agregador de operações menores. Vale lembrar que Cristiano Santana é ainda acionista controlador da Tá Telecom, operadora móvel no modelo MVNO.
Combinadas, Bali e Zaaz devem somar pouco mais de 200 mil clientes. Há ainda uma base de clientes da Sky (cerca de 50 mil) que podem ou não ser incorporados à nova operação, a depender de conversas ainda em curso. Ainda não há detalhes sobre os próximos passos. "Com a operação, vamos agora buscar o fortalecimento da Zaaz, que por enquanto mantém esse nome, incorporando a estratégia de rede neutra da Bali", diz Santana, em conversa com este noticiário. Ele prefere não falar em valores da operação.
Gustavo Fonseca, CEO da Sky, explica que a operadora segue com a sua estratégia de oferta de serviços de TV no modelo streaming/OTT (over-the-top) com a Sky+ para qualquer operadora de banda larga, com a oferta de serviços de TV paga por satélite da Sky e que agora começa a ser desenhado um modelo de cooperação com a Zaaz/Bali para a expansão de banda larga e oferta combinada.
Vale lembrar que, recentemente, a Vrio anunciou acordo com a Amazon para a futura operação de banda larga via satélite operado pela constelação Kuiper, que deve entrar em funcionamento no final de 2026.