A empresa de rede neutra V.tal e a Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) anunciaram o início da construção extensão do cabo cabo submarino Malbec na capital do Rio Grande do Sul. Quando estiver pronta, essa será a primeira infraestrutura do tipo em Porto Alegre. O objetivo é facilitar a troca de tráfego entre a região Sul com o restante do País e do mundo.
O projeto é extensão do cabo que hoje já liga o Brasil à Argentina – por meio do trecho Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. O novo trecho para incluir os gaúchos terá 280 km de extensão. Ele será conectado ao novo data center da Tecto, que é subsidiária da V.tal. Esse centro de processamento de dados ainda será construído. A expectativa é de que ele beneficie, também, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
"O impacto desse projeto será significativo para a economia digital local, posicionando Porto Alegre como um novo hub de conectividade. Será uma infraestrutura única que vai atrair o interesse das operadoras, big techs, OTTs e provedores de Internet, além de outras empresas de cabos submarinos", afirmou Felipe Campos, CEO da V.tal
Em comunicado à imprensa, a Meta disse que o novo cabo deve ficar pronto em 2027. Diretora de políticas públicas, conectividade e infraestrutura da Meta Latam, Ana Luiza Valadares, afirmou que o projeto vai atrair empresas de infraestrutura para a região – com potencial para reduzir os custos dos serviços ao consumidor.
"A expansão do Malbec para Porto Alegre é um marco da conectividade na América do Sul, beneficiando milhões de pessoas no Brasil e posicionando a capital gaúcha como o primeiro grande hub digital internacional do sul do País", disse a executiva.
Projeto
A nova estrutura terá capacidade de até 20 Tbps por par de fibra, com transporte de circuitos de até 800 Gbps entre Porto Alegre, Buenos Aires e São Paulo. A obra será realizada pela Alcatel Submarine Networks.
A estação de ancoragem do cabo ficará no município de Balneário Pinhal, a 105 km de Porto Alegre. A V.tal informou que está fazendo um "investimento robusto" para modernizar toda a rota terrestre na região, substituindo redes aéreas por subterrâneas. Esse processo é importante para garantir mais estabilidade e velocidade na transmissão de dados.
Malbec
Atualmente, o cabo Malbec tem 2,5 mil km de extensão e conecta o Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. Ele também se integra a uma malha maior de 26 mil km de cabos submarinos da V.tal, interligando o Brasil a outros países da América Latina, aos Estados Unidos e às Bermudas.
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite comemorou a implantação do cabo – que tornará Porto Alegre o primeiro grande hub digital internacional do Sul do Brasil.
"Este investimento em conectividade submarina, plenamente alinhado ao nosso Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, representa um marco estratégico para o futuro do Estado. Além disso, fomenta projetos de inteligência artificial, tecnologias que já transformam o presente e definirão o futuro da inovação", disse Leite, em evento com as empresas.