V.tal e Meta iniciam construção para cabo submarino em Porto Alegre

Na imagem, da esquerda para a direita: Artur Lemos, chefe da Casa Civil; Murillo Laranjeira, diretor de Políticas Públicas da Meta; Danielle Callazans, secretária de Planejamento, Governança e Gestão; Felipe Campos, CEO da V.tal; Eduardo Leite, governador do RS; Yana Dumaresq Sobral Alves, diretora de Economia para América Latina da Meta; Kaliana Kalache, diretora de Políticas Públicas, Legislativo, da Meta; e Ana Luiza Valadares, diretora de Políticas Públicas, Conectividade e Infraestrutura da Meta para América Latina. Imagem: Divulgação

A empresa de rede neutra V.tal e a Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) anunciaram o início da construção extensão do cabo cabo submarino Malbec na capital do Rio Grande do Sul. Quando estiver pronta, essa será a primeira infraestrutura do tipo em Porto Alegre. O objetivo é facilitar a troca de tráfego entre a região Sul com o restante do País e do mundo.

O projeto é extensão do cabo que hoje já liga o Brasil à Argentina – por meio do trecho Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. O novo trecho para incluir os gaúchos terá 280 km de extensão. Ele será  conectado ao novo data center da Tecto, que é subsidiária da V.tal. Esse centro de processamento de dados ainda será construído. A expectativa é de que ele beneficie, também, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

"O impacto desse projeto será significativo para a economia digital local, posicionando Porto Alegre como um novo hub de conectividade. Será uma infraestrutura única que vai atrair o interesse das operadoras, big techs, OTTs e provedores de Internet, além de outras empresas de cabos submarinos", afirmou Felipe Campos, CEO da V.tal

Notícias relacionadas

Em comunicado à imprensa, a Meta disse que o novo cabo deve ficar pronto em 2027. Diretora de políticas públicas, conectividade e infraestrutura da Meta Latam, Ana Luiza Valadares, afirmou que o projeto vai atrair empresas de infraestrutura para a região – com potencial para reduzir os custos dos serviços ao consumidor.

"A expansão do Malbec para Porto Alegre é um marco da conectividade na América do Sul, beneficiando milhões de pessoas no Brasil e posicionando a capital gaúcha como o primeiro grande hub digital internacional do sul do País", disse a executiva.

Projeto

A nova estrutura terá capacidade de até 20 Tbps por par de fibra, com transporte de circuitos de até 800 Gbps entre Porto Alegre, Buenos Aires e São Paulo. A obra será realizada pela Alcatel Submarine Networks.

A estação de ancoragem do cabo ficará no município de Balneário Pinhal, a 105 km de Porto Alegre. A V.tal informou que está fazendo um "investimento robusto" para modernizar toda a rota terrestre na região, substituindo redes aéreas por subterrâneas. Esse processo é importante para garantir mais estabilidade e velocidade na transmissão de dados.

Malbec

Atualmente, o cabo Malbec tem 2,5 mil km de extensão e conecta o Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. Ele também se integra a uma malha maior de 26 mil km de cabos submarinos da V.tal, interligando o Brasil a outros países da América Latina, aos Estados Unidos e às Bermudas.

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite comemorou a implantação do cabo – que tornará Porto Alegre o primeiro grande hub digital internacional do Sul do Brasil.

"Este investimento em conectividade submarina, plenamente alinhado ao nosso Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, representa um marco estratégico para o futuro do Estado. Além disso, fomenta projetos de inteligência artificial, tecnologias que já transformam o presente e definirão o futuro da inovação", disse Leite, em evento com as empresas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!