A operadora de infraestrutura V.tal está ingressando no segmento de autoprodução de energia a partir de parcerias com duas empresas do ramo (Atlas e Atiaia), em Minas Gerais e Pernambuco. O objetivo é fornecer energia para a própria operação.
Nesta segunda-feira, 20, aprovações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para as duas iniciativas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Com as operações, a "V.tal passará a atuar no mercado de energia", nota a Superintendência Geral (SG) do Cade.
Em uma das iniciativas, a V.tal constituirá, junto à Atlas Brasil Energia Holding, nove consórcios para viabilizar um projeto de autoprodução e futura exploração compartilhada em um completo fotovoltaico nos municípios de Arinos (MG) e Buritizeiro (MG). A Atlas é controlada pelo fundo de investimento GIP Helios.
Em outro movimento, a V.tal firmará dois consórcios, por meio de uma subsidiária, com a Atiaia Energia. Neste caso, autoprodução de energia ocorrerá em complexo fotovoltaico nos municípios de Tacaimbó (PE) e São Caetano (PE).
A Atiaia faz parte do Grupo Cornélio Brennand (GCB), presente nos setores de geração e comercialização de energia renovável, fabricação de vidros planos, fabricação de cimentos e desenvolvimento imobiliário.