A Oi está contando com suporte da V.tal para conectar os abrigos que acolhem a população afetada pela tragédia climática no Rio Grande do Sul. Primeiras unidades já começaram a ter acesso à Internet, iniciando por Porto Alegre.
A operadora havia anunciado na última semana o atendimento dos abrigos com Wi-Fi. A Oi afirma que a malha de fibra óptica da V.tal que a empresa usufrui no Rio Grande do Sul é "bastante robusta", o que segundo eles tem permitido o atendimento e o roteamento das redes, mantendo a conexão ou restabelecendo rapidamente os serviços interrompidos mesmo com o impacto sobre a infraestrutura local.
A companhia também está disponibilizando o e-mail oipelors@oi.net.br para que os responsáveis pelos abrigos contatem a empresa e autorizem a instalação dos equipamentos.
A instalação do serviço de Internet começou pelo Ginásio da Brigada Militar e está sendo ampliada para outros abrigos que necessitem da comunicação e disponham de viabilidade técnica da rede. O mapeamento está sendo feito com autoridades dos governos municipal e estadual.
As empresas instalarão Wii-Fi com sinal aberto em abrigos no Rio Grande do Sul para permitir a comunicação das pessoas que estão desabrigadas e também o acesso gratuito à Internet pelos voluntários e órgãos públicos que trabalham nos locais.
Operação reforçada no RS
A Oi também está atuando para garantir o fornecimento da conectividade aos seus clientes corporativos, órgãos públicos e o atendimento aos serviços de emergência.
A 'operação de guerra' da Oi para atender serviços essenciais afetados
Até o dia 16 de maio, ações da operação especial montada pela Oi registraram cerca de 1.200 eventos tratados pelas equipes de suporte e de campo, para garantir a continuidade da comunicação entre os municípios.
A Oi também participou de 300 ações de recuperação ou contingenciamento de serviços tridígitos de utilidade pública, permitindo o atendimento à população. A empresa ainda vem trabalhando na manutenção das infraestruturas de energia e climatização nas estações da empresa e com mobilização logística especial para garantir o suprimento de materiais, equipamentos, combustível para as frotas e estações e água para infraestrutura de climatização.
Essas estações concentram o tráfego de diversos serviços, como a banda larga e links de redes corporativas e de governos, além de fazerem a interligação do Rio Grande do Sul com outros estados do país, saindo por Florianópolis e Curitiba.
Foram feitas ainda mais de 400 atuações em links de comunicação de dados envolvendo migrações, refiliações interestaduais e atendimento a novos serviços para clientes críticos, que tiveram suas infraestruturas e data centers inundados ou impactados e precisaram criar alternativas para funcionamento das suas redes.
A empresa também adotou medidas emergenciais para os clientes, como a postergação do vencimento das faturas por 10 dias, a partir do ciclo de vencimento dos clientes e isenção de ações de cobrança. Também foi criada no call center uma ilha específica para dar agilidade ao atendimento das demandas de clientes do estado.
Em outra frente a Oi está prestando todo o apoio necessário aos seus colaboradores e familiares, que estão trabalhando na operação no Rio Grande do Sul. Foram concedidos benefícios como créditos adicionais no ticket alimentação, auxílio de medicamentos estendido e assistência psicológica ampliada.
Além das adequações e liberações da jornada de trabalho, esses colaboradores também estão recebendo apoio financeiro com recursos monetários extras e condições facilitadas de acesso a crédito.