Expansão do 4G e chegada do 5G serão oportunidades para TBNet

A chegada do 5G ao Brasil e a expansão da cobertura de 4G – inclusive por conta das metas do leilão de 2021 – devem representar novas oportunidades de negócios para a TBNet, operadora de telecom do grupo TecBan (dono da rede Banco24Horas).

Ao TELETIME, o gerente executivo da empresa, Alexandre Coelho, reportou que o aumento da malha de redes móveis implicará também na ampliação do mercado potencial do produto carro-chefe da TBNet – que oferece conectividade para estabelecimentos comerciais a partir de solução dual chip 4G.

Em 2021, o número de pontos de clientes externos atendidos pela solução dobrou e atingiu 3 mil, afirma Coelho, citando os segmentos financeiro e varejista. Contando os caixas eletrônicos da própria TecBan, são 17 mil pontos comerciais cobertos pela solução (chamada Linkbooster).

Notícias relacionadas

"As operadoras que ganharam o leilão do 5G terão que fazer investimentos em 4G em regiões distantes e em áreas de sombra", recordou Coelho. "Isso vai dar um benefício imediato para o Linkbooster. Com esse investimento, também vamos ser beneficiados", completou. Para oferecer o produto, a TBNet conta com arranjo comercial ao lado das três principais teles móveis.

5G

Com roll-out no Brasil sendo iniciado aos poucos, o 5G também está nos planos da TBNet, lembra Coelho. No ano passado, a empresa participou de piloto de caixa eletrônico conectado à tecnologia. "Exploramos algumas aplicações em cima do ATM do Banco24Horas, como monitoramento por imagens, WiFi e chamada de vídeo direto com a central de atendimento, se o cliente precisar".

No momento, contudo, um fator crítico para novos passos seriam os modems 5G. Para adaptar o Linkbooster ao novo padrão, a TBNet está aguardando que dois fornecedores tenham novos produtos homologados junto à Anatel, além de trabalhar ao lado de startup que já fornece tecnologia 4G para a operadora.

A escolha por utilizar as redes 4G para a prestação de conectividade tem o tempo de ativação de clientes como uma das justificativas: com os SIM cards, o serviço pode ser ativado no mesmo dia, ao contrário da fibra óptica, aponta Coelho (que ainda assim não descarta parcerias com empresas do ramo).

A TBNet também possui uma rede WiFi própria em 2,4 GHz e 5,8 GHz, com estações radiobase, backbone e backhaul contratados para atendimento dedicado da TecBan. Em paralelo, a operadora também começou a oferecer ao mercado solução de hub de WiFi para cobertura de espaço interno em estabelecimentos comerciais, tendo um banco como primeiro cliente externo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!