Vivo reclama que faltam informações sobre leilão do 5G, mas não é contra metas para escolas

Christian Gebara, CEO da Vivo. Foto: Bruno do Amaral

Para a Vivo, na questão do leilão de 5G, não há como fazer previsões por enquanto, mas ainda falta informação. Por conta disso, a operadora não consegue ainda avaliar qual é o impacto, tanto na publicação do edital quanto na atratividade do certame. A questão não é só não haver preço definido. A empresa considera que muitas das obrigações ainda estão em aberto. 

O CEO da operadora, Christian Gebara, evitou se antecipar à discussão, que atualmente é motivo de atrito entre o Ministério das Comunicações (MCom) e Anatel com o Tribunal de Contas da União (TCU). "Tem declarações do ministério para fazer até julho, mas não posso dizer se é a realidade ou não, porque o processo está no TCU, que ainda está analisando por ser um edital amplo, com muitas frequências, com características diferentes, além de ter 4G e 5G, blocos regionais e nacionais", destacou ele durante live do banco XP nesta quinta, 20.

A falta de clareza nessas questões ainda preocupa, uma vez que o TCU debate inclusão de obrigação para conectividade em escolas, enquanto questiona legalidade dos compromissos de rede privativa e PAIS da Portaria nº 1.924/2021. "Tem muita coisa que ainda não temos informação para saber se é razoável ou não, associada ao VPL."

Notícias relacionadas

Apesar de não citar diretamente a polêmica desta semana, contudo, Gebara declarou que não é contra uma meta para a rede de ensino público, desde que os recursos do leilão não sejam apenas destinados ao Tesouro. "Com certeza, mais obrigações para levar conectividade a escolas e regiões sem cobertura são sempre muito mais bem vindas do que arrecadação." 

Gebara reitera, contudo, que espera que as obrigações no edital estejam "muito bem definidas, que sejam totalmente pré-determinadas e que não tenha nenhuma maneira de se exigir recursos adicionais no futuro". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!