Vivo está otimista com fechamento da Oi Móvel

A Vivo mantém expectativas positivas para este ano em relação aos seus projetos estratégico. A companhia acredita que obterá não apenas aprovações finais para o projeto da FiBrasil, como também avançará para a finalização da aquisição de parte da Oi Móvel e continuidade do acordo de RAN Sharing, com possibilidade de abertura para outras teles além da TIM. 

Com a Oi Móvel, a expectativa ainda é que as aprovações da Anatel e do Cade venham a tempo para fechamento da transação ainda este ano, apesar de o Conselho Administrativo ter admitido o ingresso de várias empresas e entidades para acompanhamento do processo. A própria Oi já fala que a finalização poderia ocorrer apenas no começo de 2022.

"Estamos dentro do prazo, a operação foi milimetricamente pensada para evitar obstáculo, tanto com espectro como base, então a gente espera que vai sair em breve", declarou o CEO da Vivo, Christian Gebara, durante live do banco XP Investimentos nesta quinta-feira, 20.

Notícias relacionadas

Junto com Claro e TIM, a Vivo fechou com a Oi por R$ 16,5 bilhões, prevendo a divisão dos ativos – espectro e base de assinantes, principalmente. "Temos todas as capacidades de receber os clientes, nossos investimentos de 4G foram muito superior ao da empresa vendedora [a Oi]."

Gebara diz que a intenção é de também de poder oferecer aos clientes de celular também os serviços fixos e digitais da operadora. "Permite acelerar ainda mais o crescimento e retorno, especialmente com a possibilidade de cross sell com o fixo", afirma. 

CFO e diretor de relações com investidores da Vivo, David Melcon lembra que a operadora passou por "diversos M&As", incluindo a bem sucedida incorporação da GVT. Ele acredita que haverá oportunidade de melhorar a qualidade do serviço, mas trazendo outros dividendos. "Terá sinergias financeiras também, vamos ser capazes de otimizar a infraestrutura na qual já investimos. Do ponto de vista de maximização de uso do que já existe, terá frequência, algumas tecnologias melhores, e a infraestrutura que temos, com cobertura de 4G em mais de 90% da população."

RAN Sharing

O compartilhamento de espectro é algo que a companhia está vendo com bons olhos com a experiência com a TIM. O plano é de buscar eficiências em Opex, com energia e impacto de sistemas legados, e evitar o Capex onde a empresa sabe que já tem rede que poderia ser utilizada.

A Vivo ainda vislumbra que, em outras cidades além das 1,6 mil previstas no acordo, a operadora abra a possibilidade de compartilhar com mais empresas. "Em algumas outras cidades a gente está disposto a abrir a rede para outros provedores", declara Christian Gebara.

Por isso mesmo, fala que poderá ser um passo para futuras tecnologias. "Estamos muito otimistas, e é o começo do compartilhamento no 5G, que vai ser necessário", diz o executivo. A ideia é que a infraestrutura para levar a conexão, por si só, não seja mais um diferencial, pelo menos em algumas localidades.

6 COMENTÁRIOS

  1. Admiro muito essa abertura que a Vivo esta dando ao mercado de telecomunicações. Creio que com a venda, a melhora será muito grande para os clientes da Oi, pois, eles vão se beneficiar da qualidade já existente nas telas que a comprara. Claro e Tim tem um sinal melhor que a Oi, fora o atendimento… Quero que esse negócio seja fechado pra beneficiar os clientes que por anos estão passando dificuldades com as deficiências da Oi Móvel… Já estou testando o 5G DDs da Vivo, estou gostando bastante… O futuro é promissor. Espero realmente que esse acordo seja aprovado!

  2. Essa ou já deveria ter falido há tempos. Empresa q sempre foi protegida pelos corruptos. E digo mais, no Brasil não existe nenhuma operadora honesta. Deveria sim, vir operadoras americanas, pois as daqui estão viciadas em corrupção. Só dizendo quem é assinante.

  3. Tá louco ,essa oi é uma cilada !fiz a portabilidade da Tim para oi , como estava em promoção para cartão de crédito , assim que coloquei o número do cartão já debitaram e agora ligo pra saber da portabilidade ,me falaram que não tem nada programado e que eu tenho que provar que foi debitado e não tem nenhum registro . Ainda bem que foi pouco 39,73 o valor , vou cancelar até o cartão de crédito por esse motivo, pode ser que esses picaretas continua descontando. . fiquem atentos com esses malandros.

  4. O que mas me preocupa nessa questão da oi móvel e pra qual operadora vai meu número da oi pois tenho um oi 31 anos e a operadora oi nem tem isso de vida e agora para qual operadora vai meu oi?

  5. Aqui na minha região a oi e mais forte do que a Vivo já tive a vivo em casa era boa agora como e GVT não tenho pois pesquisei a GVT não dá suporte ou demora muito pra atende uma solicitação .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.